O Número Explosivo De Empregos Não Enfraquece Um Pivô Do Fed - Empregos Estagios
Pular para o conteúdo

O número explosivo de empregos não enfraquece um pivô do Fed

    Violeta Stoimenova

    No que havia sido uma semana movimentada para o mercado, o relatório de folha de pagamento de janeiro veio com uma demonstração impressionante de que a economia dos EUA adicionou +517k empregos, uma grande surpresa em comparação com a estimativa de consenso de +185k. Podemos chamar isso de coçar a cabeça porque a imprensa foi contra muitas das manchetes nas últimas semanas sobre demissões de gigantes da tecnologia e dados econômicos mistos.

    Fora de qualquer conspiração de que os números são de alguma forma manipulados e reconhecendo que sempre haverá ajustes mensais com algum ruído de rastreamento, a grande vantagem é que o mercado de trabalho continua resiliente. Este foi o mês mais forte para o crescimento do emprego desde julho passado, capturando o aumento de contratações no primeiro verão pós-pandemia. A taxa de desemprego caiu para um novo mínimo cíclico de 3,4%, mesmo com a taxa de participação subindo para 62,4%.

    economia comercial

    Naturalmente, as ações vendidas no relatório seguiram a linha de pensamento aparentemente “boas notícias são más notícias”, embora acreditemos que essa interpretação seja injustificada. Em nossa opinião, a narrativa da última reunião do Fed de que o ciclo de alta de juros está chegando ao fim continua no caminho certo com base em sinais de desinflação.

    Um detalhe importante do relatório da folha de pagamento foi que o crescimento salarial foi moderado, com o salário médio por hora subindo apenas 0,3% mês a mês, conforme o esperado. Isso contrasta com a média de +0,6% no primeiro trimestre do ano passado, destacando a tendência de arrefecimento. A taxa anual caiu para 4,4%, abaixo do pico de 5,9% em março do ano passado. Isso é provavelmente mais importante do que o número real do título.

    O índice S&P 500 (SPX) está a caminho de terminar a semana com alta de 2% e 8% no acumulado do ano. Um cenário em evolução de melhores dados macroeconômicos, incluindo a resiliência do mercado de trabalho, deve ser positivo para os ativos de risco daqui para frente. Está claro para nós que os touros estão no controle e vemos mais vantagens.

    Dados para gráficos Y

    Um mercado de trabalho forte é bom

    O relatório de folha de pagamento de janeiro também ajuda bastante a afastar os temores de uma recessão mais profunda ou piora das condições econômicas no início de 2023. A ideia aqui é que fortes ganhos de emprego serão o menor dos males do que o que seria uma imprensa negativa mais preocupante.

    Qualquer pessoa que espere um aumento no desemprego como um catalisador para a destruição da demanda que se traduziria diretamente em vendas mais baixas e lucros corporativos precisará continuar chutando o que puder no caminho. Os sinais são de que estamos em um cenário de “aterrissagem suave”, em que as condições permanecem resilientes, apesar dos juros mais altos e dos desafios de 2022.

    Quando você pensa em empresas de alto perfil como a Microsoft Corp. (MSFT) ou Meta Platforms, Inc. (META) que chegaram às manchetes com cortes de pessoal, esses exemplos continuam sendo uma queda relativa no balde no contexto da força de trabalho mais ampla. Para ser claro, algumas dessas perdas reais de empregos ainda se refletirão nos próximos meses, mas não devem comprometer o tema da estabilidade do mercado de trabalho em toda a economia

    Voltando ao relatório da folha de pagamento, a força de janeiro foi geral, com ganhos positivos em tudo, desde serviços profissionais, construção, manufatura e varejo, entre outros setores. O setor de lazer e hotelaria, em particular, adicionou +128.000 funções no mês, incluindo ‘restauração de alimentos e bebidas’ com um ganho de 99.000.

    O relatório do Bureau of Labor Statistics constata que esse segmento permanece abaixo dos níveis pré-pandêmicos de fevereiro de 2020 de 495.000 empregos. Muitas empresas enfrentaram o desafio da escassez de trabalhadores no ano passado e agora são capazes de gerenciar sua força de trabalho com mais eficiência. Com esta medida, abre-se caminho para mais ganhos de emprego no futuro.

    Como o Fed vai lê-lo?

    Uma das mensagens da última reunião do Fed é que o grupo está “gratificado” com a queda da inflação, embora o mercado de trabalho continue forte. O presidente Powell vê espaço para que o ritmo de aumento das taxas desacelere daqui para frente. O grupo espera que o mercado de trabalho enfraqueça, mas seus esforços de política monetária para reduzir a inflação não necessariamente significam perdas crescentes de empregos.

    Os salários médios por hora e outros indicadores salariais serão a métrica mais importante como um fator nas pressões inflacionárias e o próximo passo na política do Fed. Se as folhas de pagamento subiram +517.000 ou caíram em relação à estimativa de mercado, a chave é que os salários de crescimento se desconectaram do tendência mensal de aumento de postos de trabalho.

    Curiosamente, as empresas estavam mais do que ansiosas para lançar grandes aumentos salariais e bônus entre 2020 e 2021, uma dinâmica que não está mais em jogo, pois as condições econômicas gerais esfriaram. A expectativa é de que o salário médio por hora continue em queda, entrando em dificuldade a partir do primeiro semestre de 2022.

    economia comercial

    Nossa interpretação é que o mercado de trabalho não é mais o principal impulsionador do IPC nesta fase do ciclo, que está tendendo para baixo com base em fatores mais estruturais, como a normalização das condições da cadeia de suprimentos e o impacto contínuo de taxas de juros mais altas.

    Em dezembro, o IPC caiu -0,1% em relação ao mês anterior, a primeira contração desde 2020. Mesmo com a expectativa de que a taxa mensal se recupere em território positivo no curto prazo, o Fed reconheceu que as perspectivas de inflação melhoraram substancialmente de tendências no primeiro semestre de 2022.

    Assim, olhando para a reunião de março do FOMC após o relatório de folha de pagamento de fevereiro do próximo mês, os dados de inflação para janeiro e fevereiro CPI e PCE terão um papel maior na decisão do Fed. Existe até um cenário em que a inflação pode surpreender para baixo, onde pode fazer sentido simplesmente manter a taxa dos Fed Funds estável em 4,75%.

    extensão BLS

    Qual é o próximo passo para as ações?

    O que queremos dizer é que os dados das folhas de pagamento não-agrícolas de janeiro não mudarão a trajetória do Fed em relação à desaceleração indicada no ciclo de aperto. Existem vários outros dados que justificam o pivô relatado, como indicadores mais fracos de atividade industrial, vendas no varejo e tendências do lado corporativo.

    Voltando-se para o mercado de ações, a atenção deve se concentrar no que poderia ser uma retomada do crescimento em evolução, já que tanto os consumidores quanto as empresas se beneficiam da redução da inflação e da melhoria do sentimento. As empresas que anunciam cortes de empregos poderão obter um aumento nas margens por meio de maior eficiência e pressões de custo reduzidas, o que abre as portas para lucros positivos em relação ao que tem sido uma baixa base de expectativas como parte do caso otimista de ações.

    Em nossa opinião, o rali deve continuar. O mercado resistiu à maior parte da temporada de resultados do quarto trimestre com muitas batidas de ganhos, equilibrando outros erros. Nossa próxima meta para o S&P 500 é de US$ 4.300, o que o levaria de volta ao nível mais alto desde agosto passado. Há um argumento a ser feito agora que a configuração é mais forte do que em qualquer ponto do ano passado, o que pode adicionar impulso daqui para frente.

    O maior risco neste momento que prejudicaria o início de um “novo mercado altista” é um cenário de aceleração acentuada da inflação. Os preços da energia juntamente com a situação na Europa de Leste continuam a ser pontos de monitorização.

    finviz

    Adicione alguma convicção à sua negociação! Confira nossas escolhas exclusivas de bolsas. Junte-se a uma equipe vencedora que faz bem. Clique aqui para um teste gratuito de duas semanas.