Como Os Principais Temas De Investimento De 2022 Se Desenrolarão Em 2023 - Empregos Estagios
Pular para o conteúdo

Como os principais temas de investimento de 2022 se desenrolarão em 2023

    04 de fevereiro de 2023 10h37 ETGGS, JO, DBBC, DJP, SPG, GCC, Bcm, BCI, BCD, COM, USCI, FTGC, COMT, PDBC, UCIB, FAAR, COMB, SDCI, CMDY, DJCB, JJS, CCRV, ACTV, AFMC, AFSM, ARKK, AVUV, BAPR, BAUG, BBMC, BBSC, BFOR, BFT, BJUL, BJUN, BKMC, BKSE, BMAR, BMAY, BOCT, BOSS, MATCH, FIT, BUL, CALF, CAT, CBSE , CSA, CSB, CSD, CSF, CSML, CSTNL, CWS, CZA, DDIV, DEEP, DES, DEUS, DFAS, DGRS, DIAM, DIV, DJD, SERVER, DVLU, DWAS, DMC, EES, EFIV, EPS, EQUAL, ESML, ETO, EWMC, EWSC, EZM, FAB, FAD, FDM, FTY, FLQM, FLQS, FNDA, FNK, FNX, FNY, FOVL, FRTY, FSMD, FTA, FTDS, FYC, FYT, FYX, GLRY, GSSC ,HI,HIBL,HIBS,HLGE,HOMZ,HSMV,IJH,IJJ,IJK,IJR,IJS,IJT,IMCB,IMCG,IMCG,IMCV,IPO,ISCB,ISCG,ISCV,ISMD,IUSS,IVDG,IOHO, IVOG, IVOO, IVOV, IVV, IVW, IWC, IWM, IWN, IWO, IWP, IWR, IWS, IYY, JDIV, JHMM, JHSC, JPME, JPSE, JSMD, JSM, KAPR, KJAN, KJUL, KNG, KOMP, KSCD, LSA, MDY, MDYG, MDYV, MGMT, MEDIUM, MIDE, NAP, NJAN, NOBL, NUM, NUMV, NUSC, NVQ, OMFS, ONE O, ONEQ, ONEV, ONE, OSCV, OUSM, OVS, PAMC, PAPR , PAUGO , PBP, PBSM, PEXL, PEY, PJAN, PJUN, PLTL, PRFZ, PSC, PTMC, PUTW, PWC, PY, QDIV, QMOM, QQC, QQD, QQEW, QQQ, QQQA, QQQE, QQQJ, QQQM, QQQN , QQXT , QTEC

    Resumo

    • Três dos principais temas de investimento em 2022 foram: inflação e respostas do banco central; preços crescentes de commodities e energia; e o bloqueio COVID da China.
    • Discutimos como é provável que cada um deles se desenvolva em 2023. Nossa visão geral do mercado para o próximo ano é relativamente otimista, embora os riscos sejam abundantes.
    • Discutimos como os investidores podem querer se posicionar se nossas opiniões se tornarem realidade.
    • Embora seja um comércio muito movimentado, as commodities longas parecem o lugar certo para uma parte das carteiras das pessoas em 2023.

    da-kuk

    Faça um balanço das grandes questões de 2022

    Com um mês de 2023, fazemos uma pausa para refletir sobre os principais temas de investimento de 2022 e consideramos como eles podem evoluir em 2023. O tema dominante do mercado em 2022 foi o início da inflação global e as subsequentes respostas do banco central. Alguns argumentam que os bancos centrais estavam atrasados ​​ao lidar com as crescentes pressões inflacionárias, mas um ano ou mais de aperto nas políticas mostrou que os bancos centrais globais estavam menos atrasados ​​do que às vezes se acredita.

    A inflação começou a cair, especialmente nos EUA, e os mercados começaram a revisar para baixo suas expectativas sobre a extensão do aperto nas políticas que eventualmente será necessário. O presidente do Federal Reserve, Jay Powell, chegou a proferir a palavra “desinflação” várias vezes em sua coletiva de imprensa em 1º de fevereiro, após a decisão política do Fed de aumentar a taxa-alvo dos fundos federais em 25 pontos básicos.

    Inflação anual do IPC e taxa-alvo dos fundos federais (FDTR). (Bloomberg)

    Os temores de uma recessão global coordenada também começaram a diminuir. Recentemente, o Fundo Monetário Internacional, instituição nada propensa à exuberância, também revisou para cima sua previsão de crescimento global em relação ao que projetava em outubro de 2022. Apesar das expectativas contrárias, a Europa conseguiu alcançar um crescimento positivo no quarto trimestre de 2022. Mesmo estabelecendo Além disso, as recessões não são tão terríveis para as ações quanto a mídia gostaria que acreditássemos, como discutimos no passado – não parece mais que uma recessão global está à vista.

    As trajetórias da inflação e da política monetária do banco central agora parecem significativamente mais favoráveis ​​do que o esperado há apenas algumas semanas, e uma recessão global parece menos provável.

    A outra grande história que veio, e de alguma forma se foi, em 2022 foi o aumento dos preços da energia e das commodities. Os temores de um aperto de energia após a Rússia cortar o fornecimento de gás para a Europa e os mais recentes limites de preços para as exportações russas de petróleo também diminuíram (pelo menos por enquanto). Os fatores compensadores foram um inverno ameno na Europa e nos EUA e a boa e velha engenhosidade, como os alemães construindo rapidamente terminais de GNL para importar gás não russo. Como escrevemos no passado, a oferta do mercado global de petróleo parece apertada e o aumento da demanda, mais a necessidade de reabastecer as reservas estratégicas de petróleo dos EUA, podem levar a outro aumento acentuado no complexo energético. Os preços da energia (e das commodities) não fizeram nada além de cair desde o pico no início de 2022, mas os riscos parecem estar subindo em 2023. (Embora leia nossa mensagem de advertência abaixo).

    O S&P Goldman Sachs Commodity Index e o futuro Brent (CO1) do primeiro mês. (Bloomberg)

    Contribuindo para as esperanças renovadas de dias econômicos mais brilhantes em 2023 está a reabertura da China após três anos de política zero-COVID, que acabou prejudicando a coesão social a ponto de o governo finalmente piscar nos primeiros dias de 2023. já teve COVID, sugerindo que a dinâmica de reabertura deve continuar se desenrolando nas próximas semanas e meses. As ações chinesas têm sido quase semelhantes às criptomoedas em seu rali desde os mínimos de 2022. O Exchange Traded Fund FXI, com foco em Hong Kong, subiu mais de 50% desde os mínimos de outubro de 2022. Se o crescimento da China realmente acelerar, que é o consenso emergente, isso proporcionará mais um benefício para o complexo de energia e commodities em 2023.

    A combinação de um caminho de política do banco central mais flexível e uma reabertura da China certamente é um bom presságio para ativos de risco. E nada disso passou despercebido aos investidores. O desempenho extremamente forte do mercado de ações em todo o mundo neste ano é prova disso. Um mês definitivamente não é suficiente para desfazer toda a negatividade acumulada nos mercados financeiros em 2022, então a recuperação dos ativos de risco pode continuar no ano novo.

    Razões para cautela

    Índice P/L ajustado ciclicamente do S&P 500. (QuantStreet, Bloomberg)

    Rendimento de ganhos (E/P) menos rendimento do Tesouro de 10 anos. (Quant Street, Bloomberg)

    Em uma observação mais conservadora, as avaliações do S&P 500 não parecem particularmente atraentes, a julgar pelos índices preço/lucro ajustados ciclicamente ou rendimentos de ganhos em relação às taxas do Tesouro de 10 anos. Mas duas coisas são dignas de nota. Em primeiro lugar, os relatórios de avaliação não tiveram muito a dizer sobre os retornos na última década. Em segundo lugar, altos índices de avaliação podem simplesmente prever um alto crescimento de lucros. Se o crescimento econômico surpreender para cima, o crescimento dos lucros pode mais do que compensar os índices de avaliação aparentemente altos.

    Também deve ser notado que vários perigos de cauda realmente desagradáveis ​​​​ainda se escondem no fundo. A tragédia que se desenrola na Ucrânia parece não diminuir. Os riscos de escalada permanecem e são muito assustadores. Talvez ainda mais assustadora seja a ameaça de um conflito Taiwan-China. Esperamos e rezamos para que a sanidade prevaleça e essas coisas não aconteçam, mas algumas pessoas inteligentes acham que essa é uma possibilidade. Por enquanto, esses riscos permanecem, mas precisam ser observados de perto.

    Um parêntese: quão lotado está o comércio de commodities?

    Aliás, em relação ao potencial de valorização das commodities, deve-se estar ciente de que este comércio continua extremamente concorrido. Testemunhe a ação do preço do S&P Goldman Sachs Commodity Index ETF nos últimos dias, e especificamente na sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023. Pela manhã, vimos o que só pode ser descrito como um relatório de folha de pagamento. As taxas subiram quando as pessoas começaram a pensar que o caminho descendente do Fed pode não ser tão suave quanto o consenso agora acredita. Ações vendidas. Mas o complexo energia/commodity começou a se fortalecer, até que foi completamente esmagado com o passar do dia.

    Caminho de preço do GSG ETF, que acompanha o SPGS Commodity Index. (Bloomberg)

    Não tenho nenhuma explicação para isso, exceto que parece que alguém deu um leve tique pela manhã para liquidar uma grande posição (não necessariamente no GSG ETF, mas em algumas ações relacionadas, como futuros de petróleo). A venda gerou mais vendas. Aqueles que deram liquidez o fizeram a preços progressivamente mais baixos. Embora a lógica da negociação longa de commodities faça sentido, a colocação extremamente lotada nesse comércio será um vento contrário.

    Posicionamento para 2023

    Como os investidores devem se posicionar para o próximo ano?

    Obviamente, todos devem levar em consideração sua tolerância a riscos, metas financeiras e necessidades de liquidez, mas aqui estão algumas considerações gerais:

    • Em suma, o atual ambiente de investimento parece atraente, pois muitos dos ventos contrários de 2022 podem se transformar em ventos favoráveis ​​em 2023.
    • A fraqueza do dólar pode continuar, já que os EUA provavelmente estão à frente de outros bancos centrais em seu ciclo de aperto e começarão a diminuir mais cedo. Isso é um bom presságio para algumas exposições fora do dólar americano.
    • Em suma, porém, as ações dos EUA parecem mais atraentes do que seus pares globais. Por motivos que não abordaremos aqui (com base nos modelos de avaliação da Quant Street), as ações de valor dos EUA e os REITs parecem atraentes. Embora esteja avisado, mesmo o valor parece um comércio quantitativo muito movimentado no momento.
    • Finalmente, pelas razões discutidas acima, e como continua sendo o ativo de melhor desempenho ano após ano, uma exposição a commodities por meio do GGS ETF parece prudente.
    • Os riscos geopolíticos, econômicos e de mercado são abundantes. Portanto, os investidores devem estar atentos a eles e ajustar suas opiniões e níveis de risco de acordo.

    Nota do editor: este artigo cobre um ou mais títulos microcap. Esteja ciente dos riscos associados a esses títulos.

    Este artigo foi escrito por

    Harry Mamaysky é professor na Columbia Business School e é o CIO da QuantStreet Capital. A QuantStreet implementa soluções quantitativas de alocação de ativos para seus clientes. Todos os artigos que publico são apenas para fins educacionais e não contêm conselhos legais, fiscais ou de investimento. Recomendo consultar o profissional adequado antes de tomar qualquer decisão legal, tributária ou de investimento.

    Divulgação: Eu tenho/temos uma posição comprada vantajosa nas ações da GSG, VOO, VXUS, IGOV, VNQ, VTV por meio de propriedade de ações, opções ou outros derivativos. Eu mesmo escrevi este artigo e ele expressa minhas opiniões. Não recebo nenhuma compensação por isso. Não tenho negócios com nenhuma empresa cujas ações sejam mencionadas neste artigo.

    Recomendado para você