Warren Buffett Vendeu A Maior Parte De Suas Ações Para A Taiwan Semiconductor. Você Também Deve Vender? - Empregos Estagios
Pular para o conteúdo

Warren Buffett vendeu a maior parte de suas ações para a Taiwan Semiconductor. Você também deve vender?

    por Warren Buffett Berkshire Hataway (BRK.A -0,38%) (BRK.B -0,59%) acaba de lançar seu último arquivamento 13F. Este arquivamento divulga as participações da empresa no final do quarto trimestre de 2022.

    O documento recebeu atenção especial por trazer algo surpreendente ao público. Q3 13F revelou participação significativa semicondutor taiwanês (TSM -1,06%) e agora o último registro revela que a Berkshire vendeu 86% dessa posição.

    Compreensivelmente, os investidores podem não saber como interpretar esses movimentos recentes e, portanto, essa aparente reversão merece um olhar mais atento.

    Berkshires e TSMC

    Em muitos aspectos, a TSMC (como a empresa costuma ser chamada) parece uma ação que seria do interesse de Buffett. Na fabricação de chips semicondutores, produz um produto essencial. Ele também tem uma participação de mercado de 56% entre as fundições terceirizadas, de acordo com a TrendForce, tornando-se o fabricante terceirizado dominante. Além disso, com sua relação P/L de 14 e histórico recente de produção de um tremendo crescimento de receita, esse parece ser o tipo de negócio em que Buffett estaria interessado.

    Conhecendo essas preferências, comprar cerca de 60 milhões de ações de semicondutores no terceiro trimestre parecia fazer sentido. O que pode confundir muitos investidores é ver essa posição reduzida para menos de 8,3 milhões de ações apenas três meses depois.

    Entendendo o flip

    Os touros da TSMC podem estar apegados à ideia de que a equipe de Buffett possui algumas dessas ações. No entanto, a reação mais comum é provavelmente uma sensação de confusão. Buffett costuma descrever seu período de espera preferido como “para sempre”. Sabendo disso e da importância da TSMC para a indústria de chips, por que a Berkshire teria uma participação considerável apenas para vender a maior parte pouco tempo depois?

    Primeiro, os investidores precisam lembrar que a Berkshire Hathaway não é mais apenas Buffett. Em sua idade avançada, ele confiou grande parte das responsabilidades de tomada de decisões de investimento a Ted Weschler e Todd Combs. Dadas as posições de oferta pública inicial (IPO) em ações que perdem dinheiro, como Floco de neve E Stone CoO desprezo de Buffett por ações IPO e seus outros princípios não parecem mais se aplicar às decisões de negócios da Berkshire.

    Em segundo lugar, os investidores devem estar cientes das limitações dos depósitos 13F. Documentos mostram que a Berkshire comprou mais de 60 milhões de ações entre 1º de julho e 30 de setembro do ano passado. Eles também mostram que a empresa vendeu cerca de 52 milhões de ações entre 1º de outubro e 31 de dezembro.

    No entanto, isso deixa muitas perguntas sem resposta. Os leitores têm poucos detalhes sobre cada comércio individual, por exemplo. Também não estou ciente de nenhuma negociação feita até agora em 2023. A equipe pode ter adicionado ações ou fechado a posição TSMC desde o último registro 13F.

    Também não está claro por que a Berkshire tomou suas decisões. Weschler e Combs aproveitaram o aumento de estoque para vender ações após o lançamento do Q3 13F? Eles ficaram assustados com o colapso repentino da indústria de chips ou com o aumento das tensões geopolíticas envolvendo a ilha de Taiwan, sede da TSMC? E como ele não comprou uma única ação no final de 2022, a Berkshire caiu no geral?

    Buffett ou sua equipe poderiam elaborar mais tarde em uma entrevista ou na próxima reunião anual da Berkshire Hathaway em maio. Mas supondo que um porta-voz da empresa não faça mais comentários, o investidor médio pode apenas especular sobre o motivo pelo qual a Berkshire vendeu a maior parte de sua participação na TSMC.

    Como os investidores devem reagir

    Dada a história da Berkshire com a TSMC, os investidores precisam levar isso como uma lição para fazer sua lição de casa e não apenas comprar a TSMC ou qualquer outra ação simplesmente porque é uma holding da Berkshire Hathaway. A lógica de Buffett para comprar ou manter certas posições geralmente é conhecida apenas por ele e sua equipe. Além disso, os documentos 13F publicam dados que geralmente têm meses e carecem de muitos detalhes.

    No final, possuir a TSMC se resume à preferência individual dos acionistas. Mas, independentemente de sua decisão, os investidores devem evitar comprar ou vender simplesmente por causa do que a equipe de Buffett possa pensar.

    Healy tem filiais em Berkshire Hathaway. O Motley Fool tem posições e recomenda Berkshire Hathaway, Snowflake, StoneCo e Taiwan Semiconductor Manufacturing. O Motley Fool tem uma política de divulgação.