Pico Passivo E Eficiência De Mercado - Empregos Estagios
Pular para o conteúdo

Pico passivo e eficiência de mercado

    marchmeena29/iStock via Getty Images

    Por Craig Lazzara

    Com mais de US$ 7 trilhões rastreando apenas o S&P 500, estimamos que os fundos de índice agora representem entre um quarto e um terço da capitalização do mercado de ações dos EUA. Este crescimento extraordinário certamente deve ser considerado um dos desenvolvimentos mais importantes da história financeira contemporânea.

    Quando isso vai acabar? Pelo menos nos últimos cinco anos, os críticos da indexação argumentaram que o crescimento da gestão passiva é uma “bolha” e, como todas as bolhas de investimento, destinada a terminar em choro e ranger de dentes. Vimos o pico da indústria de tecnologia da informação em 2000 e o pico financeiro em 2007. Estaríamos agora nos aproximando do que alguns analistas chamam de “pico passivo”?

    O que os fundos de índice têm em comum hoje e as ações de tecnologia no final da década de 1990 é que ambos atraíram grandes entradas. Mas é aí que a semelhança para. A bolha tecnológica foi impulsionada por decisões ativas, à medida que os investidores atribuíam cada vez mais peso a um segmento do mercado. O crescimento da indexação está sendo impulsionado por investidores que evitam decisões ativas – em outras palavras, reconhecem que os gestores mais ativos têm baixo desempenho na maioria das vezes. À medida que a bolha tecnológica cresceu, os portfólios se tornaram mais concentrados; à medida que os ativos passam de fundos gerenciados ativamente para fundos indexados, os portfólios tornam-se mais diversificados.

    Apesar desses benefícios óbvios, admitimos que o impacto da indexação na eficiência do mercado é ambíguo. É justo descrever o típico portfólio de índices como um tomador de preços, em vez de um contribuinte para a descoberta de preços. Isso significa que a avaliação dos constituintes do índice é decidida, em última análise, por gerentes ativos (e alguns índices de fatores) cujas negociações são motivadas por suas próprias pesquisas. E os indexadores contribuem para a eficiência do mercado indiretamente desviando recursos de gerentes ativos menos capazes, aumentando assim a influência de seus concorrentes mais astutos.

    Tudo isso significa que a ideia de “pico passivo”, embora computacionalmente pouco clara, não é conceitualmente errada. Mas entender onde pode estar o pico exige que distingamos entre gerenciamento passivo de ativos e negociação passiva.

    Os fundos de índice total ponderados por capital negociam relativamente pouco em comparação com os gestores ativos. A Figura 1 mostra que, sob suposições razoáveis, se os indexadores possuírem um terço dos ativos do mercado, os gestores ativos ainda realizarão 91% de todos os negócios. Sob essas suposições, a participação AUM do índice deve exceder 83% antes que a participação de negociação dos gerentes ativos caia abaixo de 50%. E mesmo nesse nível, não há razão a priori para acreditar que a eficiência do mercado seria prejudicada. (Afinal, a pesquisa ativa não é infalivelmente presciente.)

    Como saberemos, no futuro, que os mercados não são mais suficientemente eficientes? Presumivelmente, uma indicação de ineficiência do mercado seria um estoque grande o suficiente com cotação incorreta para agregar valor ao gerenciamento ativo bem-sucedido. Este é um resultado plausível. Mas lembre-se: a única fonte de desempenho superior para os de desempenho superior é o desempenho inferior dos de desempenho inferior. A gestão ativa de investimentos continua sendo um jogo de soma zero.

    Mesmo quando nos aproximamos do pico passivo, portanto, a vida do gerente ativo não será mais fácil e os benefícios da indexação não serão menores.

    Divulgação: Copyright © 2023 S&P Dow Jones Indices LLC, uma divisão da S&P Global. Todos os direitos reservados. Este material é reproduzido com a permissão prévia por escrito da S&P DJI. Para obter mais informações sobre a S&P DJI, visite www.spdji.com. Para obter os termos de uso e divulgações completos, visite www.spdji.com/terms-of-use.

    Nota do editor: Os pontos de resumo deste artigo foram escolhidos pelos editores do Seeking Alpha.

    Este artigo foi escrito por

    Na S&P Dow Jones Indices, nosso papel pode ser descrito em uma palavra: essencial. Somos o maior recurso global para conceitos, dados e pesquisas baseados em índices, e abrigamos indicadores icônicos do mercado financeiro, como o S&P 500® e o Dow Jones Industrial Average®. Mais ativos são investidos em nossos produtos baseados em índices do que qualquer outro provedor de índices no mundo; Com mais de 1.000.000 índices, S&P Dow Jones Indices define como as pessoas medem e negociam os mercados. Fornecemos informações essenciais que ajudam os investidores a identificar e capitalizar oportunidades globais. A S&P Dow Jones Indices é uma divisão da S&P Global, fornecendo informações essenciais para indivíduos, empresas e governos tomarem decisões com confiança. Para obter mais informações, visite www.spdji.com.Copyright © 2016 S&P Dow Jones Indices LLC, uma divisão da S&P Global. Todos os direitos reservados. Este material é reproduzido com a permissão prévia por escrito da S&P DJI. Para obter mais informações sobre a S&P DJI, visite www.spdji.com. Para obter os termos de uso e divulgações completos, visite www.spdji.com/terms-of-use.