O Metaverso: Investindo No Futuro Agora - Empregos Estagios
Pular para o conteúdo

O Metaverso: Investindo no Futuro Agora

    Nós somos

    Por Reid Menge

    O metaverso pode parecer futurista, mas as oportunidades de investimento estão aqui e agora, de acordo com Reid Menge, co-gerente de portfólio do Fundo de Oportunidades de Tecnologia da BlackRock. Discute caminhos para entrar nesta próxima grande fronteira digital e seu rico potencial de investimento.

    As ações de tecnologia foram afetadas em meio às preocupações dos investidores sobre como taxas de juros mais altas poderiam afetar os fluxos de caixa de longo prazo dessas empresas. Embora os temores sobre as taxas possam continuar a gerar volatilidade nas ações de tecnologia, estamos confiantes no valor de longo prazo disponível em todo o setor. Uma área que chama a atenção: o metaverso.

    O termo está aparecendo cada vez mais nas manchetes, na mesa e nas transcrições de negócios, conforme mostra a tabela abaixo.

    Um salto gigante para o metaversoMomentum de menções de “metaverso” em transcrições de negócios versus outros temas

    Uma revolução em andamento

    O interesse é despertado por um bom motivo. O metaverso é um mundo virtual imersivo construído sobre elementos estabelecidos de jogos, realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR). Nesse aspecto, é muito semelhante à internet do início dos anos 90 ou ao smartphone do início dos anos 2000: esperamos que seja grande e que provavelmente mude o dia a dia das pessoas. Mas ainda não sabemos exatamente como ou quão grande será a mudança.

    O que sabemos: trabalho e diversão sofrerão. As reuniões virtuais darão vida nova, mas os usuários também poderão ser transportados para o campo de golfe jogando em casa ou no palco enquanto uma banda de rock toca ao vivo para milhões em todo o mundo.

    Aproveite o dia

    Os mundos virtuais existem há décadas, então por que a adoção em massa está finalmente se tornando uma realidade? Vemos três razões principais:

  • Hardware de próxima geração e maior poder de computação tornam isso possível.
  • A crise do COVID-19 acelerou a mudança para vidas digitais. As pessoas se sentem mais à vontade trabalhando, fazendo compras e socializando em casa.
  • As criptomoedas podem permitir que as transações ocorram de forma integrada e global no metaverso.
  • Aqueles que já passam muito tempo em espaços virtuais estão usando tecnologias mais antigas onde a tela é o fator limitante. Headsets VR e óculos AR, juntamente com fortes redes móveis 5G, levarão isso ao próximo nível.

    Podemos ver uma inovação nos óculos de realidade aumentada – uma versão leve e inteligente o suficiente para ser usada todos os dias – já em 2023. Os headsets de realidade virtual também serão modernizados, mas é menos provável que sejam a ‘virada do jogo’, pois não são tão fácil de usar em movimento.

    Ideias de investimento oportunas

    O metaverso pode não ser popular até o final desta década, mas as oportunidades de investimento estão disponíveis agora.

    As empresas de Internet estão se preparando. Eles querem fornecer a plataforma e o hardware, evitando o tipo de oportunidade perdida percebida anos antes, quando os fabricantes de smartphones podiam controlar o hardware e o software operacional. Mesmo as grandes empresas de hardware estão correndo para entregar a tecnologia da próxima geração.

    Onde procurar retornos potenciais de investimentos no metaverso? Vemos a oportunidade mais imediata naquelas empresas que podem fornecer às grandes empresas de Internet, software e smartphones os ingredientes de que precisam para desenvolver óculos e fones de ouvido. A produção de óculos AR que sejam vestíveis, elegantes e funcionais no metaverso exigirá uma nova geração de chips, baterias e lentes.

    Depois que o hardware existe, examinamos os serviços que os novos dispositivos podem acessar e o software que moldará o metaverso. Também gostamos de empresas dispostas a desempenhar um papel fundamental na “construção” do metaverso, projetando e criando mundos virtuais.

    Perspectiva no quadro geral

    É verdade que a volatilidade do mercado pode continuar a distrair muitos investidores do potencial de longo prazo inerente às empresas de tecnologia inovadoras que estão moldando e alimentando o futuro. Mas vemos a tecnologia como o tecido sobre o qual a economia de hoje é construída.

    Tendências de crescimento secular, como a digitalização de setores e a crescente dependência de análise de dados, são transformações plurianuais que esperamos que persistam, independentemente das mudanças nas taxas de juros. O metaverso é apenas um lembrete das vastas oportunidades que geram retornos de longo prazo para investidores em todo o universo da tecnologia.

    Este post apareceu originalmente no iShares Market Insights.

    Nota do editor: Os pontos de resumo deste artigo foram selecionados pelos editores do Seeking Alpha.

    Este artigo foi escrito por

    O objetivo da BlackRock é ajudar cada vez mais pessoas a experimentar bem-estar financeiro. Como um investidor fiduciário e fornecedor líder de tecnologia financeira, ajudamos milhões de pessoas a criar economias que os beneficiam por toda a vida, tornando o investimento mais fácil e conveniente.