Por Que Bitcoin é A Criptomoeda Favorita Deste Bilionário - Empregos Estagios
Pular para o conteúdo

Por que Bitcoin é a criptomoeda favorita deste bilionário

    Ray Dalio, o bilionário co-gerente do maior fundo de hedge do mundo, é bem versado em tendências microeconômicas e sua longa experiência em traçar tendências econômicas globais também o ajudou a reconhecer as crescentes mudanças no ambiente macroeconômico antes que elas se tornem comuns.

    Uma mudança que ele prevê é a crescente competição entre diferentes formas de dinheiro. E ele acredita bitcoins (Bitcoin 0,75%) se tornará um concorrente viável entre essas formas, tanto que destinou 2% de seu portfólio à criptomoeda.

    Mas por que um bilionário assumiria uma posição tão grande em um ativo tão arriscado? Felizmente para aqueles de nós que estão curiosos, ele recentemente elaborou seu raciocínio.

    A criptomoeda favorita do bilionário

    Durante sua aparição no Lex Fridman Podcast, Dalio foi questionado sobre finanças e economia, mas eventualmente o tópico Bitcoin surgiu. Nesse ponto, a discussão se transformou em um monólogo enquanto Dalio explicava suas expectativas sobre o papel crescente do Bitcoin em um futuro cada vez mais digital, como ele se compara ao ouro e até mesmo se aprofundava no próprio conceito de dinheiro.

    Dalio ofereceu várias justificativas para sua decisão de investir em Bitcoin. No topo da lista estava o quão longe o Bitcoin chegou de suas origens humildes e como “alcançou o status de valor atribuído”.

    Quando a criptomoeda foi lançada em 2009, praticamente não havia usuários em sua rede. Avanço rápido para hoje e o blockchain Bitcoin cresceu em uma vasta rede descentralizada com base no verdadeiro crescimento orgânico. Não apenas cresceu exponencialmente, mas o código do Bitcoin provou ser virtualmente inviolável, um fato que não está sendo reconhecido o suficiente, de acordo com Dalio.

    o fim do dolar

    Depois que Dalio comemorou a ascensão monumental do Bitcoin, ele mergulhou em seu raciocínio sobre por que ele tem um futuro legítimo como forma de moeda. Como ele disse, os próximos anos e décadas provavelmente serão “uma era em que haverá competição monetária”.

    Com o fornecimento cada vez maior de moedas fiduciárias apoiadas pelo governo, os cidadãos de hoje estão recebendo a proverbial ponta curta do bastão. Eles estão vendo o poder de compra de seus salários diminuir à medida que a oferta de dinheiro circulante continua a aumentar. Como resultado, Dalio acredita que a própria ideia de dinheiro é “cada vez mais considerada” pelos cidadãos desses governos.

    Como ele disse, “o dinheiro tem dois propósitos”. Supõe-se que sirva como meio de troca e reserva de riqueza, uma combinação de características que o Bitcoin possui e que, a seu ver, começam a faltar em moedas como o dólar americano. Neste futuro monetário alternativo, Dalio vê o Bitcoin se tornando um rival formidável das moedas fiduciárias.

    Ouro ou ouro digital

    Devido às suas semelhanças em casos de uso com o ouro, uma abordagem comum dos investidores é criar uma dicotomia “um ou outro” entre Bitcoin e ouro. Mas Dalio não vê dessa forma. Quando questionado se prefere Bitcoin ou ouro, Dalio explicou que vê os dois com características semelhantes, mas com propósitos diferentes.

    Ele observou que o Bitcoin ocupa um lugar em nosso futuro digital, onde a capacidade de enviar valor pela Internet é importante, mas argumentou que também pode haver a necessidade de as pessoas trocarem valor “offline”. Embora as transações Bitcoin sejam anônimas, elas são tecnicamente rastreáveis.

    Embora o ouro ainda forneça valor na economia de hoje, Dalio acredita que o Bitcoin é “a alternativa ao ouro para a geração mais jovem”. À medida que esta geração começa a se tornar mais integrada à economia, o Bitcoin provavelmente se beneficiará.

    Conselhos para não bilionários

    Como mencionado acima, diz-se que Dalio alocou cerca de 2% de seu portfólio para o Bitcoin. Mas Dalio tem um patrimônio líquido de mais de US$ 19 bilhões. Seu apetite por risco provavelmente diminuiu à medida que ele procura preservar sua riqueza em vez de aumentá-la.

    Dependendo do seu horizonte de tempo de investimento e tolerância ao risco, você pode se sentir confortável em alocar uma parte maior de seu portfólio para um ativo volátil como o Bitcoin. Se você estiver em um modo de conservação de riqueza como Dalio, uma alocação de 2% pode ser um nível saudável para você. Mas aqueles mais próximos do início de suas jornadas de investimento provavelmente permanecerão no mercado por tempo suficiente para ver como as previsões de Dalio sobre o dinheiro concorrente se desenrolam no longo prazo.

    RJ Fulton tem posições em Bitcoin. O Motley Fool tem posições e recomenda Bitcoin. O Motley Fool tem uma política de divulgação.