Perspectivas Do Mercado De Capitais Para O Primeiro Trimestre De 2023 - Empregos Estagios
Pular para o conteúdo

Perspectivas do mercado de capitais para o primeiro trimestre de 2023

    05 de fevereiro de 2023 03:31 ETACTV, AFMC, AFSM, ARKK, AVUV, BAPR, IVOO, IVOV, IVV, IVW, IWC, IWM, IWN, IWO, IWP, IWR, IWS, IYY, QQQ, SPLV, SPLX, SPMD , SMO, SPMV, SPSM, SPUS, SPUU, SPVM, SPVU, SPXE, SPXL, SPXN, SPXS, SPXT, SPXU, SPXV, SPIARE, SPIA, SPYG, SPIA, SPYX, SQEW, SQLV, SSLY, SSO, SPY, STLV , SVAL, SYLD, TMDV, TPHD, TPLC, TPSC, UAUG, UJAN, UMAR, UMAY, UOCT, UPRO, USEQ, USLB, USMC, USMF

    Resumo

    • Em nome dos mercados de capitais, gostaria de dar um bom pontapé inicial em 2022, que, após o aumento dos rendimentos dos títulos e a queda das avaliações, gerou uma das piores combinações de retornos de mercado em quatro décadas.
    • A história de 2023 se transformou na questão de qual impacto as taxas mais altas por um longo período de tempo terão no crescimento e, portanto, nos ganhos.
    • Embora haja grandes divergências sobre a trajetória em 2023, o mercado acredita que a inflação está caindo rapidamente e os cortes de juros ocorrerão neste ano, enquanto o Fed acredita que a inflação demorará muito mais para cair e não prevê cortes de juros neste ano.

    Galeanu Mihai

    Por Richard A. Brink, CFA

    Transcrição

    Olá a todos e sejam bem vindos. E em nome da AB, gostaria de desejar a todos as boas-vindas tardias a 2023. E em nome dos mercados de capitais, gostaria de dar uma boa folga para 2022, que devido ao aumento dos rendimentos dos títulos e à queda avaliações gerou uma das piores combinações de retornos de mercado das últimas quatro décadas. Em seu cerne, a história que todos conhecemos muito bem agora, a busca do Fed para combater a inflação historicamente alta por meio de um aperto agressivo, que foi amplificado no início de 2022 pela invasão russa da Ucrânia e aumentou ainda mais com o impacto do aumento preços e aluguéis de casas, gerando os rendimentos que você vê aqui.

    No entanto, havia outra história dentro deste gráfico. Eu tenho falado por um tempo agora sobre dois pontos de inflexão. Ambos seriam importantes para os mercados, o primeiro quando o Fed reconhecesse ou os mercados percebessem que estavam chegando ao fim de seu ciclo de aperto. No terceiro trimestre, tivemos uma pequena reação em que os mercados pensaram que o Fed voltaria sua atenção para o crescimento apenas para ser severamente repreendido pelo FOMC, resultando na viagem de volta nos rendimentos que você vê aqui. No entanto, no quarto trimestre, essa mensagem de que o caminho está chegando ao fim se confirmou, gerando retornos muito fortes. Agora, o Federal Reserve recuperou parte disso em dois pontos importantes: um, que a taxa terminal provavelmente será mais alta do que o esperado e, dois, que permanecerá lá por um longo período de tempo. No entanto, os retornos do quarto trimestre em todos os ativos foram muito sólidos.

    Então, como você deve pensar em 2023 como investidor? Bem, a história de 2022 era sobre até que ponto o Federal Reserve aumentaria as taxas e, por sua vez, qual seria o tamanho do impacto negativo nos títulos e avaliações. A história de 2023 configurou-se como a questão de qual impacto essas taxas mais altas por um longo período de tempo terão no crescimento e, portanto, nos lucros. Em outras palavras, a história de 2022 para investidores em ações foi quão alto e seu impacto no P em P/L; 2023 é sobre quanto tempo e seu impacto em E em P/L. O que nos leva ao nosso primeiro grande desacordo nos mercados: qual será o tamanho do impacto nos lucros? Curiosamente, se você olhasse para as estimativas de ganhos no início e no final do ano passado, elas teriam permanecido praticamente inalteradas. Mas a história está caminhando, principalmente na segunda metade do ano, já que as expectativas foram radicalmente reduzidas.

    Hoje, essas expectativas são amplas em relação ao que o mercado espera, mas muitos esperam que ela caia ainda mais. E uma maneira de pensar sobre isso é voltar ao nosso gráfico de escolha de sua própria aventura. Lembra quando foi criado no início do ano passado? Tratava-se de tentar dimensionar a ampla gama de previsões da S&P para 2022, concentrando-se no direcionador dessa faixa, P, ou múltiplos de ganhos, em vez dos próprios ganhos. Aparentemente, foi isso que aconteceu, os ganhos terminaram onde começaram e as avaliações caíram significativamente. Agora, ao olhar para o nível de preços do S&P em 2023, em vez da linha horizontal, concentre-se na vertical, porque é onde a maior parte da ação inicial acontecerá. E o que vai motivá-lo? A segunda grande divergência: a trajetória definitiva da inflação neste ano.

    Como lembrete, quando entramos neste período inflacionário, foi primeiro na sequência dos preços das commodities impulsionados pelo COVID, uma mudança dramática da história, já que nossa economia é amplamente baseada em serviços. Você se lembra então? Obtenha um Peloton (PTON) e obtenha um Peloton e obtenha um Peloton. Isso foi substituído no início deste ano pela invasão da Ucrânia pela Rússia e o impacto nos chamados principais componentes – alimentos e energia – que eventualmente deram lugar à habitação ou à inflação relacionada à habitação. Agora, como os dois primeiros caíram e os abrigos devem fazer o mesmo até o final do ano, ficamos com o último ângulo sobre o qual o Fed está falando, que são os serviços fora da habitação – coisas como assistência médica, transporte , alimentação fora de casa, etc.

    E porque você deveria se importar? Porque esta é uma forma potencialmente pegajosa de inflação. Segundo a história, está relacionado a salários e empregos. E como os salários e empregos estão muito fortes, o Fed acredita que a única maneira de lidar com o potencial de inflação que vem daqui é cortar o consumo desacelerando o mercado de trabalho e, por sua vez, desacelerando o crescimento dos rendimentos. Portanto, nossas duas grandes divergências, a trajetória da inflação e a trajetória dos rendimentos, estão relacionadas entre si. O que leva às duas perguntas principais que recebo: uma, o que devo olhar? E número dois, o que devo fazer? O que você deve assistir? Bem, do ponto de vista da inflação, a inflação caiu nos últimos meses, então claramente vamos querer olhar para a trajetória da inflação.

    Uma coisa que até os observadores do Fed estão observando são os números da inflação de curto prazo – não os últimos 12 meses, mas os últimos três. E você pode ver que é um pouco mais abrupto. São esses números de substituição que farão uma grande diferença quando os meses mais antigos forem substituídos pelos meses mais recentes. Este é o nosso gráfico de inflação, escolha sua própria aventura se quiser ver como funciona. Se fizermos suposições sobre como podem ser as leituras mensais nos próximos seis meses, você terá uma ideia de quão rápido a trajetória da inflação cairia. Então, olhe para essa mudança mês a mês. E também, é claro, porque esse é o objetivo do Fed, ficar de olho no mercado de trabalho. Primeiro, quantos empregos são adicionados ao montante básico necessário para absorver os novos entrantes? Uma lacuna muito grande entre os dois manterá o Fed apertado. E número dois, você não precisa necessariamente cortar empregos. Você também pode reduzir suas oportunidades de trabalho. Há um número muito grande de empregos abertos hoje, portanto, observe os dois para determinar se estamos progredindo ou não.

    E o que você deve fazer? A primeira coisa que eu diria é olhar primeiro para 2024. Porque, embora haja muita discordância sobre o caminho até 2023, o mercado acredita que a inflação está caindo rapidamente e haverá cortes nas taxas este ano, enquanto o Fed acredita que a inflação vai demorar muito mais para cair e ele não espera cortes de juros neste ano. Eles estão muito mais alinhados à medida que avançamos para o próximo ano, 2024, onde ambos esperam normalização (também conhecido como o mundo antes do COVID), crescimento e inflação, e esperam vários cortes nas taxas até então. Por que isso deve interessá-lo como investidor é porque em um mundo normalizado completo com taxas em queda, isso se presta a rendimentos de títulos mais altos, expansão múltipla e crescimento modesto dos lucros e, portanto, obviamente, força nos mercados de ações.

    Hoje parece que todo mundo está tentando ser um cronômetro do mercado porque estamos adivinhando quando é certo entrar, e essa é uma proposta muito difícil. Em vez disso, eu pediria a você que imaginasse um ponto que poderia ser daqui a dois anos, à medida que avançamos em direção à nossa normalização, em vez de tentar adivinhar o ponto de entrada. E também há um pouco de ressalva aqui porque o segundo ponto de inflexão que mencionei anteriormente é quando o Fed começa a falar sobre quando pode cortar as taxas. E quando isso acontece, os mercados podem se mover rapidamente. Ou seja, hoje existem oportunidades para investidores, mas temos que ter cuidado para não chegar ao ponto de, como diria meu avô, tudo de bom ter sido obtido.

    Agora, o diabo está nos detalhes quando se trata de construção de portfólio e há áreas que consideramos mais interessantes, e continuaremos a compartilhar esses detalhes com você à medida que avançamos. Mas em alto nível, para investidores ponderados, acredito que esta é uma oportunidade de montar um portfólio com expectativas de retorno significativas em um horizonte de dois anos. Como sempre, obrigado por se juntar. Meus melhores cumprimentos a todos vocês por um ano novo saudável e feliz, e até o próximo trimestre.

    Nota do editor: Os pontos de resumo deste artigo foram escolhidos pelos editores do Seeking Alpha.

    Este artigo foi escrito por

    A AB é uma empresa de investimentos voltada para pesquisa que combina conhecimento de investimentos e pensamento inovador para entregar resultados para nossos clientes. Na AB, acreditamos que a excelência em pesquisa é a chave para melhores resultados e, como resultado, construímos uma empresa global com excelentes capacidades de pesquisa. Oferecemos uma ampla gama de serviços de investimento abrangendo geografias e classes de ativos para atender às necessidades de clientes individuais, investidores de fundos mútuos e clientes institucionais em todo o mundo.

    Recomendado para você