Essas São As Melhores Ações De Energia Para Comprar Hoje? - Empregos Estagios
Skip to content

Are these the best energy stocks to buy today?

    A energia tem sido um investimento fácil nos últimos anos, primeiro devido ao aumento da demanda e depois às preocupações com a oferta. De qualquer maneira, foi fácil lançar dardos no estoque no espaço e acertar um vencedor.

    Agora, porém, com a queda nos preços do petróleo e do gás, alguns acreditam que o boom pode ter acabado. De fato, nos últimos três meses, o setor de energia foi um dos grupos de ações com pior desempenho, registrando apenas ganhos insignificantes.

    Mas os rumores da morte de Energy podem ser exagerados. De fato, um novo boom pode estar no horizonte. Vamos ver onde poderia ser melhor investir.

    Fonte da imagem: Getty Images.

    Não houve queda na demanda por petróleo e gás, e pode-se argumentar que, principalmente devido à guerra em curso na Ucrânia, ela pode até aumentar. A invasão certamente fez com que as nações colocassem a segurança energética em primeiro lugar, o que está incentivando novos investimentos. No entanto, os suprimentos permanecem escassos e, com a China reabrindo sua economia, a demanda pode disparar.

    Embora alguns desses eventos, como a guerra, sejam uma preocupação mais imediata do que indicativa de uma tendência de longo prazo, ainda há um movimento inexorável em direção ao crescimento. Isso significa que grandes empresas integradas de petróleo e gás, como ExxonMobil E divisas pode se beneficiar, assim como jogadores intermediários como Parceiros de produtos empresariais.

    No entanto, acho que as melhores oportunidades estão nas empresas que vendem as pás e picaretas para esses jogadores – os estoques de equipamentos e serviços que mantêm a indústria em movimento. Titãs da indústria como Schlumberger (SLB -0,87%) e halliburton (HAL -1,17%) pode ser apenas a melhor maneira de jogar o próximo boom.

    Ajudar os outros a se ajudarem

    A área de serviços de petróleo e gás teve um próspero 2022, com a Schlumberger fornecendo equipamentos e tecnologia necessários, como plataformas de perfuração e software para empresas que os utilizam para extrair petróleo e gás do solo, desfrutando de 25%. nas receitas de serviços. A Halliburton, fornecedora líder de serviços de fraturamento hidráulico, relatou um aumento de 33%. Os ganhos operacionais de cada um aumentaram 80% e 77%, respectivamente, com aumentos nas margens operacionais em relação ao mesmo período do ano anterior.

    Por outro lado, o terceiro maior player, Baker Hughesteve resultados mais modestos com crescimento de receita de 8% e aumento de 15% no lucro operacional.

    Executivos de gigantes de serviços de petróleo e gás esperam que os bons tempos continuem. O CEO da Schlumberger, Olivier Le Peuch, disse: “Olhando para o futuro, acreditamos que o cenário macro e os fundamentos do mercado que sustentam um forte ciclo de crescimento plurianual para energia permanecem muito atraentes tanto em petróleo e gás quanto em recursos de energia de baixo carbono.

    Isso foi reiterado pelo CEO da Halliburton, Jeff Miller, que disse: “Está claro para mim que a oferta de petróleo e gás é escassa e apenas muitos anos de aumento de investimento para conter o declínio e aumentar as reservas resolverão a escassez de oferta. Acredito que esses investimentos ajudarão a impulsionar a demanda por serviços de petróleo nos próximos anos.”

    O boom está chegando

    Mesmo com a perspectiva de recessão em alguns mercados, a demanda deve crescer 1,9 milhão de bpd neste ano, para um recorde de 101,7 milhões de bpd, segundo a Agência Internacional de Energia. Espera-se que a maioria venha da China, que provavelmente representará metade de toda a demanda quando reabrir após os severos bloqueios do COVID nas principais cidades no ano passado.

    Ao mesmo tempo, porém, o crescimento da oferta global de petróleo deverá desacelerar para 1 milhão de barris por dia, sendo os Estados Unidos a principal fonte desse crescimento, embora não seja suficiente para compensar a queda na produção por parte da OPEP -nações produtoras.

    Por que essa dinâmica de mercado estimulará novas atividades de perfuração A Schlumberger diz que será capaz de flexibilizar seu poder de precificação à medida que a perfuração onshore e a atividade offshore aumentam, principalmente no Golfo do México, onde os serviços têm uma presença significativa.

    A Halliburton também espera maior atividade e gastos no poço, ou furo perfurado para ajudar na exploração e recuperação de petróleo e gás, com a maior parte da nova atividade vindo do Oriente Médio e América Latina. Isso é perfeitamente aceitável, já que metade da receita da Halliburton vem dos mercados internacionais.

    Fonte da imagem: Getty Images.

    Disposto a compartilhar a riqueza

    Wall Street também parece otimista. Os analistas esperam que os ganhos de ambas as empresas cresçam a uma taxa anual composta de mais de 40% nos próximos cinco anos. E a Schlumberger e a Halliburton estão dispostas a compartilhar sua generosidade com os acionistas, com as duas empresas de serviços públicos aumentando recentemente seus dividendos em 43% e 33%, respectivamente.

    Embora Schlumberger tenha feito pagamentos contínuos a investidores desde 1957, seu registro de aumentos tem sido errático. Ele aumentou seu dividendo em 40% no ano passado, mas cortou seu pagamento em 2020 em meio ao surto de COVID; antes não aumentava desde 2015. Hoje o payout rende modestos 1,3% ao ano.

    A Halliburton tem pago dividendos consistentemente desde 1972 e aumentou 167% no ano passado, mas isso também foi seguido por um corte em 2020. O aumento de dividendos anterior da Halliburton foi em 2014. Seu dividendo rende 1,2% ao ano.

    Ambas as empresas, no entanto, esperam devolver pelo menos 50% do fluxo de caixa livre aos acionistas na forma de dividendos e recompra de ações no próximo ano.

    Conjunto Pronto Vá!

    O vento favorável por trás do setor de energia é mais forte do que qualquer potencial vento contrário e, mesmo que surja uma recessão, a necessidade e a demanda por petróleo e gás o substituirão.

    O mundo subinvestido em manufatura por anos como economia nem sempre fazia sentido, mas agora há uma ressaca de crescimento que não pode ser ignorada. Portanto, investir em empresas que ajudarão a indústria de petróleo e gás a atingir suas metas de produção pode ser a melhor aposta que os investidores farão este ano.

    Rich Duprey tem cargos na Chevron e na Exxon Mobil. O Motley Fool recomenda Parceiros de Produtos Corporativos. O Motley Fool tem uma política de divulgação.