Caindo Lentamente - Empregos Estagios
Skip to content

Falling slowly

    Oscar Martino

    A leitura mais recente da inflação foi divulgada na manhã de terça-feira. Superficialmente, o relatório para o mês de janeiro parecia geralmente estável. A taxa anual de inflação não caiu tanto quanto o esperado, mas caiu mesmo assim. E esses últimos dados de preços não foram tão ruins quanto alguns observadores do mercado temiam ao entrar no anúncio. A reação do mercado de ações durante as negociações na terça-feira refletiu este relatório misto, já que o S&P 500 de grande capitalização e o Russell 2000 de pequena capitalização terminaram ligeiramente em baixa no dia, enquanto o Nasdaq e as médias capitalizações subiram. Dada essa indiferença geral a um relatório de inflação intermediário, por que diabos estou escrevendo sobre isso? Como estou preocupado com a crescente resposta do mercado, vejo isso crescendo sob a superfície.

    Falling slowly

    Sim, a taxa de inflação caiu em janeiro, mas pouco. Em dezembro, a taxa de inflação nominal medida pelo índice de preços ao consumidor foi de 6,44% ao ano. Um mês depois, caiu 10 pontos base para 6,34%. O núcleo da inflação, excluindo os componentes mais voláteis de alimentos e energia, apresentou melhora incremental, caindo 15 pontos base de 5,70% em dezembro para 5,55% em janeiro.

    Banco da Reserva Federal de St. Louis, Bureau de Estatísticas do Trabalho dos EUA

    Progresso desinflacionário de fato, mas aqui está o problema. A taxa de inflação está caindo, mas está caindo muito lentamente e ainda permanece notavelmente alta em seus níveis mais altos em 30 anos. Em outras palavras, a inflação pode desaparecer, mas não está acontecendo rápido o suficiente.

    Quais são as implicações? Embora os investidores apenas algumas semanas atrás esperassem que o Fed aumentasse as taxas até março, o mercado agora está precificando mais dois aumentos de juros de um quarto de ponto em maio e junho. E enquanto os investidores ainda se apegam à esperança de que o Fed corte as taxas de juros novamente até dezembro, continuo inclinado a aceitar o outro lado dessa aposta, dada a evidência persistente associada à inflação que não parece estar pronta para sair totalmente em breve.

    Ainda mais por isso. Para um mercado de ações que aparentemente depositou suas esperanças de recuperação do mercado de baixa em um Federal Reserve dos EUA que logo encerrará seu ciclo de aumentos de juros e eventualmente passará para cortes de taxas, ele recebeu a recente enxurrada de notícias desanimadoras particularmente bem.

    StockCharts.com

    Depois de falhar em sua tentativa inicial de rompimento acima de sua resistência de média móvel de 400 dias de muito longo prazo, o S&P 500 se consolidou bem, com apenas um declínio marginal até agora, continuando a se manter acima do canal de negociação descendente. . por mais de um ano.

    Isso levanta a questão de saber se as ações estão recuperando seu mojo após a Grande Crise Financeira, onde o viés de alta persistiu independentemente de as notícias serem boas, ruins ou ruins.

    A boa notícia para as ações de grande capitalização dos EUA é que seu recente movimento ascendente foi apoiado por suas irmãs de pequena e média capitalização. As ações mid-cap dos EUA, medidas pelo S&P 400 Mid Cap Index, lideraram a quebra do S&P 500 por algumas semanas em janeiro. E o rali de média capitalização derrubou o índice bem acima de sua principal resistência média móvel de 400 dias no final de janeiro.

    StockCharts.com

    As tendências nas pequenas capitalizações dos EUA têm sido notavelmente semelhantes às das médias empresas.

    StockCharts.com

    Dado que as médias e pequenas capitalizações tradicionalmente impulsionam as grandes capitalizações para cima, particularmente no final dos mercados de baixa históricos, isso é um bom presságio para potencial de valorização adicional para as ações após este recente surto de consolidação.

    Nós ainda temos tempo

    Embora eu respeite a força e a resiliência observadas no mercado de ações nas últimas semanas, estou preocupado com os sinais que vejo surgindo de outras classes de ativos fora das ações.

    Vamos começar com o mercado do Tesouro dos EUA. Uma das chaves para sustentar uma recuperação sustentada do mercado de ações é que os rendimentos de longo prazo do Tesouro dos EUA devem estar caindo. Por que? Se os rendimentos estão subindo, eles reduzem ainda mais um prêmio de risco de ações que já é baixo, dadas as avaliações historicamente altas que persistem entre as ações dos EUA, apesar de um mercado de baixa de mais de um ano.

    Então o que acontece hoje? Após a tendência de baixa que remonta a outubro passado, os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA de 10 e 30 anos quebraram acima de suas linhas de suporte descendentes nos últimos dias (se os rendimentos caírem, os preços sobem e vice-versa).

    StockCharts.com

    StockCharts.com

    Embora essas fugas possam ser um pontinho temporário, se continuarem, significa que, embora o mercado de títulos continue convencido de que o Fed acabará vencendo sua batalha contra a inflação, ele está ficando cada vez mais preocupado com o quanto a inflação pode permanecer à medida que desaparece gradualmente.

    O mercado de metais preciosos também está sinalizando potenciais desafios futuros para as ações dos EUA. Tanto as ações quanto o ouro dos EUA andaram na mesma montanha-russa que o Federal Reserve no ano passado, compartilhando esperanças e expectativas de que o Fed logo superaria os aumentos das taxas e, eventualmente, voltaria a atenção para os cortes nas taxas. Mas, desde o início de fevereiro, o ouro finalmente voltou a cair, já que os estoques permanecem bastante elevados.

    StockCharts.com

    O mesmo pode ser dito para a prata, que se manteve firme durante a maior parte de dezembro e janeiro antes de finalmente cair desde o início do mês.

    StockCharts.com

    Resumindo

    O mercado de ações dos EUA permanece notavelmente resiliente diante da evidência acumulada de que, embora as pressões inflacionárias estejam diminuindo, elas provavelmente estão diminuindo muito lentamente para levar a uma perspectiva de política monetária mais acomodatícia necessária para sustentar avaliações ainda historicamente altas. As últimas leituras do CPI do Bureau of Labor Statistics dos EUA forneceram mais confirmação a esse respeito na terça-feira. E os mercados de títulos do Tesouro dos EUA e de metais preciosos parecem estar sinalizando que pode haver mais desafios para as ações no curto prazo.

    Dados esses crescentes riscos negativos para as ações, vale a pena manter um viés defensivo nas alocações de portfólio. Isso inclui a promoção de setores com mais descontos, como farmacêuticos e alimentícios, que podem continuar a ter um bom desempenho em tal ambiente, ao mesmo tempo em que se afastam de segmentos ainda ricos em valor, como tecnologia da informação e serviços de comunicação.

    This article was written by

    Estrategista-chefe de mercado, Great Valley Advisor Group e professor assistente de negócios e economia, Ursinus College

    Divulgação: Eu tenho/temos uma posição comprada vantajosa nas ações da TLT, PHYS por meio de propriedade de ações, opções ou outros derivativos. Eu mesmo escrevi este artigo e ele expressa minhas opiniões. Não recebo nenhuma compensação por isso. Não tenho negócios com nenhuma empresa cujas ações sejam mencionadas neste artigo.

    Informações adicionais: Há muito tempo venho selecionando alocações de ações individuais como parte de uma ampla estratégia de alocação de ativos.

    Consultoria de investimento oferecida pelo Great Valley Advisor Group (GVA), um consultor de investimentos registrado. Great Valley Advisor Group e Stonebridge Wealth Management são entidades separadas.

    Isso não se destina a ser usado como aconselhamento tributário ou jurídico. Consulte um profissional jurídico ou fiscal para obter informações e conselhos específicos. As postagens de terceiros encontradas neste perfil não refletem as opiniões do GVA e não foram revisadas pelo GVA quanto à precisão ou integridade.