Mercado De Ações Em Conjuntura Crítica à Medida Que Os Principais Indicadores De Sentimento Melhoram Lentamente - Empregos Estagios
Pular para o conteúdo

Mercado de ações em conjuntura crítica à medida que os principais indicadores de sentimento melhoram lentamente

    Pgiam/iStock via Getty Images

    Neste artigo, atualizamos os dois principais indicadores de sentimento e detalhamos dois resultados prováveis ​​do mercado.

    Os principais indicadores de sentimento

    Os Leading Indicators de Liquidação são compostos por outros indicadores de sentimento bem testados. A teoria por trás desses indicadores de sentimento é a teoria da opinião contrária. O extensão MS é de longo prazo, enquanto o ST-MSI é de curto prazo. A metodologia e os conceitos por trás dela são totalmente explicados neste (artigo anterior).

    Desde 30 de setembro e 7 de outubro, quando os dois principais indicadores de sentimento registraram suas leituras mais extremas, o S&P 500 subiu 14% e 12,3%, respectivamente. Esses momentos foram destacados neste (artigo de outubro).

    O MSI

    Como mostra o gráfico de 16 anos abaixo, a leitura mais recente do MSI é de menos 5,8, que está fora da zona verde extremamente pessimista. A zona verde começa quando o MSI é mais de 90% de seus extremos históricos.

    Como mostra o gráfico, esteve dentro e ao redor do cinturão verde durante a maior parte do ano passado. A leitura atual significa que está acima de 78,3% de suas leituras históricas, que datam de 2007. O zero na escala é 50-50. A alta extrema é inferior a 10% de suas leituras.

    As setas pretas indicam leituras mais altas da zona verde de baixa neste índice nos últimos 16 anos. Cada um foi uma grande oportunidade de compra. Os leitores devem procurar e ler os dois artigos anteriores para uma explicação mais completa.

    A tabela abaixo do gráfico mostra cada um dos nove indicadores de sentimento que compõem o composto e onde eles estão atualmente na escala de classificação SK. O relatório de opções de compra de ações e a pesquisa de sentimento da Associação Americana de Investidores Individuais ainda estão registrando leituras de baixa de longo prazo. De acordo com a teoria, isso é otimista.

    Medidor líder de sentimento em relação ao S&P 500 (Michael McDonald)

    Tabela Principal de Indicadores de Sentimento (Michael McDonald)

    O ST-MSI

    O Indicador Principal de Sentimento de Curto Prazo é composto por sete indicadores de sentimento diferentes e é calculado diariamente. Destina-se a sinalizar movimentos de mercado de curto e médio prazo. Desde a última quinta-feira, o ST-MSI a leitura foi de menos 4,7, o que ainda é relativamente pessimista, considerando o tamanho e a duração do atual aumento de preço. O número indica que o composto é superior a 73,6% de seus números históricos medidos ao longo de 15 anos. A zona verde é de 909%. Uma leitura neutra seria de 50%.

    A tabela que segue o gráfico mostra a situação dos sete indicadores que compõem o composto. A alta quantidade de compra em fundos baixistas de ProShares está mantendo este indicador próximo à zona verde.

    Ambos os indicadores de sentimento sugerem que este mercado de ações se recuperou contra uma “parede de dúvidas e preocupações”. Essa “tensão” é um dos sinais clássicos do início de um novo mercado em alta.

    Principal Indicador de Sentimento de Curto Prazo Contra o S&P 500 (Michael McDonald)

    Tabela de Indicadores ST-MSI (Michael McDonald)

    Resultados prováveis

    O que é mais óbvio ao observar o gráfico do S&P 500 é o quão pequeno esse declínio de um ano parece contra o pano de fundo do rali anterior. Para nós, o padrão do gráfico parece uma consolidação de alto nível após um grande avanço com todos se tornando pessimistas.

    Continuamos extremamente otimistas depois que as leituras de sentimento durante o verão igualaram as leituras de baixa mais altas medidas em 50 anos. Para nós, isso requer uma mudança no preço mínimo do S&P 500 para a alta de 3 de janeiro de 2022 de US$ 4.742. Isso seria um ganho de 16% a partir daqui.

    Não acreditamos que este seja um rali do mercado de baixa. As altas do mercado de baixa geralmente são acompanhadas por uma rápida reversão no sentimento para o lado positivo, preparando o terreno para outra queda de preço. Como você pode ver pelos dois indicadores, não temos isso no momento. Na verdade, temos o oposto. Com tantos ursos ainda por aí, não há vendedores suficientes para reduzir os preços, então os preços quase devem subir, mesmo com uma quantidade moderada de compras.

    Se estivermos certos e o S&P 500 retornar a US$ 4.700, a determinação será se vamos subir ou descer novamente. Em outras palavras, essa consolidação de alto nível de um ano pode não ter acabado. Mas essa decisão é de 15 pontos percentuais e fica para outro dia.

    Economia

    Observe que não mencionamos a economia da situação atual. Nunca se acaba com a teoria da opinião contrária, pois a teoria quase sempre nos obriga a ir contra as exceções econômicas da maioria. Ele reconhece que quando muitas pessoas têm essas expectativas, a história mostra que elas geralmente estão erradas.

    Dito isso, escrevemos o seguinte em 25 de outubro sobre as perspectivas econômicas.

    Acreditamos que os dados apóiam fortemente a ideia de que o pico do IPC acabou e que a inflação e as taxas de juros retornarão gradualmente a níveis mais baixos no próximo verão. Se isso estiver correto, acho que o reconhecimento do investidor acontecerá gradualmente nos próximos três meses. Mas o Fed também verá isso, e também devemos ver uma mudança repentina de política em resposta. Esse seria o gatilho. Estaríamos em recessão, as taxas estariam prestes a cair e as ações, que sempre começam em recessão, estariam 10% a 15% mais altas.

    A menos que haja uma situação catastrófica como um evento nuclear inesperado na guerra na Ucrânia, ainda achamos que está correto.

    Este artigo foi escrito por

    Michael James McDonald é um analista do mercado de ações, autor e ex-vice-presidente sênior de investimentos do que hoje é o Morgan Stanley. Ele é um defensor de longo prazo da teoria da opinião contrária e de medir o sentimento do investidor na previsão da direção dos preços. Seu primeiro livro, “A Strategic Guide to the Coming Roller Coaster Market” foi publicado em junho de 2000, três meses antes do topo do mercado pontocom. Na capa estava escrito: “Como um novo modelo de mercado de ações prevê o fim do mercado altista de 18 anos (1982-2000) e o início de uma nova era”. A “nova era” seria um mercado de faixa de negociação de longo prazo (montanha-russa), que se materializou entre 2000 e 2009. Então, em 31 de agosto de 2010, em um artigo da SA intitulado: “A faixa de negociação de 10 anos acabou – O ‘Final Stampede’ Has Begun”, chamou o fim desta faixa de negociação do mercado e o início de outro mercado de touro de longo prazo, que também ocorreu. Por meio de sua empresa, Sentiment King, ele continua a aprender e fazer o que ama – pesquisar e tentar prever com sucesso as principais tendências de ações – e ajudar outras pessoas a vê-las também.

    Divulgação: Não temos/não temos ações, opções ou posições de derivativos semelhantes em nenhuma das empresas mencionadas e não esperamos abrir nenhuma dessas posições nas próximas 72 horas. Eu mesmo escrevi este artigo e ele expressa minhas opiniões. Não recebo nenhuma compensação por isso (exceto do Seeking Alpha). Não tenho negócios com nenhuma empresa cujas ações sejam mencionadas neste artigo.