Cuidado Com Os Picos De Ganhos - Empregos Estagios
Pular para o conteúdo

Cuidado com os picos de ganhos

A opinião de Dimon sobre uma economia americana superaquecida.

    JIM WATSON/AFP via Getty Images

    Continuando a falar na CNBC, em 6 de dezembro de 2022, Jamie Dimon disse que os gastos nos EUA ainda estão 40% acima dos níveis pré-pandêmicos. Os consumidores americanos ainda estão queimando o dinheiro do estímulo injetado em 2020 e 2021. Em outras palavras, a economia dos EUA ainda está superaquecida.

    Parece-me que a China e a Europa já experimentaram uma recessão de gastos em 2022. Agora, parece que os EUA estão caminhando para a mesma eventualidade em 2023. Na mesma entrevista à CNBC, Jamie Dimon estimou que os americanos queimarão o restante de seus excesso de liquidez até meados de 2023. Ele já exclamou várias vezes agora que há “nuvens de tempestade” no horizonte.

    Warren Buffett frequentemente comparou a compra de ações com a compra de uma fazenda. Os agricultores entendem que haverá anos bons e anos ruins, talvez até uma seca de vez em quando. Isso deve ser levado em consideração no preço de compra da fazenda. O mesmo vale para o S&P 500 (NYSEARCA:VOO) e o Nasdaq 100 (NASDAQ:QQQ). Ao comprar esses ETFs, você compra uma coleção de empresas americanas. Essas empresas tiveram um boom excepcional nos últimos 5 anos. Mas o lendário macroinvestidor Stanley Druckenmiller alertou que a economia dos EUA poderia passar por alguns anos sombrios após esse tremendo boom.

    A última vez que ocorreu uma grande bolha de ações nos Estados Unidos foi no ano 2000. Infelizmente, a exuberância do mercado de ações não previu negócios melhores. Os ganhos caíram por 3 anos consecutivos de 2000 a 2003. Demorou 13 anos para o S&P 500 ultrapassar o pico de 2000. Agora você pode dizer: “Isso não vai acontecer de novo, certo?” Bem, pode.

    Abaixo estão os ganhos por ação do S&P 500 nos últimos 30 anos (em laranja):

    Lucro por ação S&P 500 (Macrotendência)

    Os ganhos de Rocky são incluídos no preço desta fazenda? Ainda não. Na próxima década, espero retornos de 4% ao ano para o Vanguard S&P 500 ETF (VOO) e o Invesco QQQ ETF (QQQ).

    A armadilha do crescimento

    Fala-se muito na terra dos investidores sobre “armadilhas de valor” e elas certamente existem. Mas pouco se fala em “armadilhas de crescimento”, talvez você nunca tenha ouvido falar delas. Uma armadilha de crescimento, como eu a defino, é uma empresa que apresenta crescimento dramático em receita, fluxo de caixa e ganhos nos últimos 3, 5 ou 10 anos. Mas há um problema. As finanças dessa empresa estão prestes a despencar de um precipício, e seu alto múltiplo está prestes a despencar com ela.

    Houve milhares de armadilhas de crescimento ao longo das décadas. O lendário investidor de valor Benjamin Graham escreveu vários deles em seu livro “The Intelligent Investor”, e este remonta aos anos 1950, 60 e 70. Por uma questão de tempo, falarei apenas sobre uma armadilha de crescimento, a Microsoft (MSFT), no ano 2000 (a bolha ponto-com).

    A Microsoft era um jogador dominante em sistemas operacionais de computador na década de 1990. Não apenas isso, mas continha a chave para a Internet em seu navegador “Internet Explorer”, lançado em 1995. Alguém poderia facilmente argumentar que a Microsoft era um “negócio maravilhoso”. Com margens de lucro de 40%, você diria: “Nossa, que fosso essa empresa deve ter.” Então veio o ano de 2001.

    Um artigo do New York Times de 2001 dizia “Os lucros da Microsoft caem 42%”, citando a perda de investimentos e a queda nas vendas de PCs como o motivo. O lucro líquido da Microsoft não caiu até 2002 e levou anos para se recuperar. As margens de lucro e o retorno sobre os ativos da Microsoft também despencaram:

    Dados para gráficos Y Depois de negociar até 60 vezes os ganhos em 2000, as ações da Microsoft despencaram. E, junto com o S&P 500 e o Nasdaq, as ações da Microsoft não vão a lugar nenhum há 13 anos:

    Dados para gráficos Y O “Internet Explorer” da Microsoft agora é uma reflexão tardia. O que será uma reflexão tardia em 15 anos? Será a Pesquisa do Google (GOOG), a AWS da Amazon (AMZN), o Instagram da Meta (META) ou o iPhone da Apple (AAPL)? A realidade é que não sabemos. No entanto, essas empresas representam trilhões de dólares em capitalização de mercado dentro dos índices subjacentes de VOO e QQQ.

    A Microsoft finalmente mudou as coisas, embora uma década e meia depois. Mas outros como Nokia (NOK), Yahoo e General Electric (GE) nunca o fizeram.

    Tecnologia da Informação foi o setor com melhor desempenho nos últimos 5 e 10 anos:

    Desempenho da Indústria (Lealdade)

    O setor de tecnologia da informação cresceu 395% nos últimos 10 anos, seguido por saúde em 219%. Mas, como você viu, as árvores não crescem até o céu.

    A avaliação

    O maior problema para esses ETFs é a ciclicidade dos ganhos. Vejamos o PE ajustado ao ciclo (relatório CAPE). Isso usa ganhos médios (ajustados pela inflação) nos últimos dez anos. A proporção ainda está em torno dos níveis de 1929:

    Shiller PE Report (Multipl.com)

    Se você for ao multipl.com, verá que os índices preço sobre livro e preço sobre venda do S&P 500 também são bastante tensos. Quanto ao QQQ, no final de 2021, o Nasdaq 100 atingiu um índice CAPE de 60x.

    As margens de lucro também são esticadas:

    Margem operacional do S&P 500 (Charlie Bilello no Twitter)

    Por que os ganhos diminuirão?

    Jeremy Grantham, da OGM, disse certa vez:

    “As margens de lucro são provavelmente a série mais média em finanças.”

    A oferta monetária dos EUA está diminuindo à medida que o Fed se envolve em aperto quantitativo. Taxas de juros mais altas são ruins para as margens de lucro da maioria das empresas. O mesmo vale para a inflação impulsionada pelos custos. O Fed pode se ver preso entre a cruz e a espada na próxima recessão. Reduza as taxas ou imprima dinheiro e a inflação acelerará; não faça nada e a recessão continuará.

    Outra coisa a observar é a bolha da dívida global. Os consumidores alavancaram com taxas de juros zero. Quando as bolhas da dívida estouram, os consumidores tendem a acumular dinheiro. Aqui está uma correlação entre altos níveis de dívida pública e aumentos nas taxas de impostos corporativos. Eu não ficaria surpreso ao ver o aumento das taxas de impostos corporativos nos EUA.

    Retornos de longo prazo

    Minhas metas de preço para 2033 para QQQ e VOO são $ 408 por ação e $ 450 por ação, implicando retornos de 4% ao ano com dividendos reinvestidos.

    • O Nasdaq 100 tem um PE de 23,7, dando ganhos QQQ por ação de $ 12,16. Enquanto isso, o S&P 500 tem um PE de 20,9, gerando um lucro VOO por ação de US$ 17,60. Espero que os ganhos do Nasdaq 100 e do S&P 500 cresçam 7% e 5,5% ao ano, respectivamente. Isso dá a você 2033 EPS de $ 24 para QQQ e $ 30 para VOO. Apliquei múltiplos terminais de 17x e 15x.

    onde encontro alfa

    Abaixo estão os retornos por classe de ativos nos últimos 10 anos:

    Retornos anualizados de 10 anos por classe de ativo (Guia de mercado do JP Morgan)

    Ao investir, a próxima década costuma ser completamente diferente da década anterior. Para obter retornos descomunais, muitas vezes você tem que ir aonde outros não vão. A última década foi caracterizada por baixas taxas de juros, gastos discricionários e estímulos fiscais. Coisas que tiveram baixo desempenho nos últimos 15 anos devem se beneficiar do ambiente em mudança.

    Todo mundo quer investir em negócios maravilhosos, mas muitos se esquecem de que Warren Buffett aumentou sua riqueza muito mais quando comprou pontas de charuto. Hoje parece que há mais oportunidades em empresas medíocres. Especialmente empresas que se beneficiarão de uma mudança de gestão ou mesmo do cenário macro. Algumas dessas empresas prosperaram por 50 a 150 anos. O tempo é o verdadeiro teste de uma empresa antifrágil segundo o livro “Antifragile: Things That Gain From Disorder”, de Nassim Taleb.

    Estou evitando ativamente as queridas grandes empresas que negociam com avaliações altas, não porque eu queira, mas porque não sei qual será a próxima armadilha de crescimento. Sir John Templeton e Ben Graham superaram o mercado por décadas comprando barato e vendendo caro. Como Howard Marks, que assistiu à implosão da bolha Nifty Fifty, gosta de dizer:

    “Investir o sucesso não vem de comprar coisas boas, mas de comprar coisas boas.”

    Então, onde encontro oportunidades? Em ações internacionais de alto valor. Existem empresas antifrágeis por aí, imprimindo fluxos de caixa e negociando abaixo do livro tangível. Se você é apenas um investidor de ETF, gosto dos ventos favoráveis ​​de longo prazo nos mercados emergentes. Também pode haver alguns fundos muito valiosos por aí. Deixe-me saber o que você encontra. Até a próxima, bom investimento.

    Este artigo foi escrito por

    Um contrário natural, estudante de negócios e investidor em valor, procuro oportunidades no mercado que apresentem retornos descomunais. Analiso constantemente as demonstrações financeiras, faço testes de estresse com minhas opiniões e estudo os princípios dos grandes investidores.

    Divulgação: Não temos/não temos ações, opções ou posições de derivativos semelhantes em nenhuma das empresas mencionadas e não esperamos abrir nenhuma dessas posições nas próximas 72 horas. Eu mesmo escrevi este artigo e ele expressa minhas opiniões. Não recebo nenhuma compensação por isso (exceto do Seeking Alpha). Não tenho negócios com nenhuma empresa cujas ações sejam mencionadas neste artigo.

    Informações adicionais: Este artigo inclui estimativas de linha de base, usando fatos conhecidos e projeções econômicas. O futuro é incerto e os investidores devem tirar suas próprias conclusões.