Depois De Um 2022 Difícil, Os Semicondutores Valem Uma Olhada Mais De Perto Novamente? - Empregos Estagios
Pular para o conteúdo

Depois de um 2022 difícil, os semicondutores valem uma olhada mais de perto novamente?

    sankai

    As ações de chips não ficaram imunes à volatilidade que abalou mercados mais amplos em 2022. Mas Julien Nono-Womdim, analista de semicondutores da TD Asset Management, disse a Greg Bonnell por que alguns investidores estão tendo uma visão mais otimista em relação ao setor este ano.

    Transcrição

    Greg Bonnel: Após uma corrida difícil, as ações de semicondutores registraram ganhos sólidos no início do ano. Mas esse desempenho continuará? Temos muitas empresas de tecnologia alertando sobre um ambiente econômico mais difícil. Juntando-se a nós agora com outros está Julien Nono-Womdim, analista de semicondutores da TD Asset Management. Julian, é um prazer tê-lo de volta ao programa.

    Julien Nono-Womdim: Olá Greg. Eu trouxe um gráfico para ilustrar isso. O índice SOX na verdade subiu 15% no acumulado do ano, o que é bastante substancial, ou um desempenho 10% superior ao do S&P 500. Mais interessante, no entanto, já que as mínimas foram formadas em meados de outubro do ano passado. quase 30%, significativo o suficiente para uma execução de três meses. Eu diria que o que está acontecendo é que, no ano passado, os PMIs globais começaram a cair. E como está hoje, a maioria dos países do mundo está em níveis de contração ou perto deles em termos de crescimento econômico. E há otimismo de que vamos voltar a crescer nos próximos meses. E isso deve ser construtivo para a indústria.

    Greg Bonnel: Tudo bem, então este é um – este é um exemplo clássico do mercado sendo uma ferramenta voltada para o futuro? Por que você está falando sobre PMI. Os gerentes de produção acham que as coisas estão ficando mais fracas. Receba avisos dos bancos centrais de que a economia pode desacelerar no futuro. E você obtém – eu tenho que adicionar mais um. Receba avisos de grandes empresas de tecnologia sobre cortes de empregos e reduções de custos. E ainda, o rali das semifinais. É um jogo voltado para o futuro?

    Julien Nono-Womdim: É absolutamente um jogo com visão de futuro. Talvez, vamos voltar ao ano passado. O desempenho dos semicondutores em 2022, do ponto de vista da indústria, foi muito bom. Foi apenas no terceiro e quarto trimestres de julho que os fundamentos começaram a se deteriorar. Mesmo assim, o setor acumula queda de 35% no ano. A frente do mercado viu os fundamentos se deteriorando no ano passado. E este ano, o mercado está tentando fazer o mesmo na direção oposta, tentando antecipar as boas notícias.

    Greg Bonnel: Agora, também estamos no meio da temporada de ganhos. Acho que não ouvimos falar de todos os seminomes. Você saberia melhor do que eu, mas o que ouvimos até agora?

    Julien Nono-Womdim: Bem, até agora, tem sido um reflexo do que o mercado está nos dizendo. Os fundamentos são ruins. Os ganhos do quarto trimestre ficaram em linha com as expectativas. Mas o Q1 vai piorar. O segundo trimestre também deve piorar. Isso está acontecendo em todos os mercados finais. Talvez, com exceção dos automóveis, existam algumas tendências ao lado da eletrificação e dos EVs que apóiam o grupo. No entanto, os fundamentos estão enfraquecendo. Mas as empresas estão otimistas. Eles acham que até o segundo semestre deste ano devemos ver uma retomada do crescimento, ajudada em parte pela reabertura na China. O que eu diria é que as estimativas de ganhos para o setor atingiram o pico em junho de 2022. E, desde então, vimos uma contração de 30% nas estimativas de ganhos. Esta é a maior revisão de estimativas em mais de 10 anos. E assim o mercado está começando a olhar mais longe, e as empresas também. E eles continuam otimistas sobre o futuro.

    Greg Bonnel: Esse é o maior risco aqui? O mau otimismo não pode se manifestar na segunda metade do ano?

    Julien Nono-Womdim: Isso é certamente um risco. Se você pensar na grande crise financeira, as estimativas de ganhos caíram 100%. Pense no início dos anos 2000. As estimativas de ganhos caíram mais de 60%, quase 70%. Portanto, o mercado é uma má notícia na vanguarda. Mas é claro, é um ajuste dinâmico. E à medida que analisamos os relatórios do primeiro trimestre e os relatórios do segundo trimestre, obteremos melhores cores de como serão os próximos 12 meses e o mercado se ajustará de acordo.

    Greg Bonnel: OK, estamos falando de semicondutores. Obviamente, esses pequenos chips são encontrados em muitas coisas e cada vez mais nas coisas que usamos todos os dias. E a inteligência artificial? Muitas ações estão na Microsoft, seu investimento no ChatGPT. Sempre me refiro ao PIB… economia relatada. Mas ChatGPT. Todo esse burburinho por aí. O que isso pode significar para as semifinais?

    Julien Nono-Womdim: Bem, para contextualizar, o ChatGPT é um chatbot, um chatbot com inteligência artificial onde as pessoas podem fazer perguntas. E eles obtêm respostas muito detalhadas. A tecnologia já existe há vários anos. Mas é a primeira vez que está disponível para o público em geral. E acho que, do ponto de vista dos semicondutores, é um bom presságio para toda a indústria. Esses modelos nos quais o ChatGPT se baseia exigem muita computação. E então a OpenAI, que é a empresa que criou o ChatGPT, é a primeira empresa, eu acho, a usar mais de 10.000 GPUs, que são os chips que a Nvidia fabrica para fins de treinamento. Se você pensar em memória, esta é outra área que estará em alta demanda, pois você precisará de mais dados para colocar nos modelos.

    Greg Bonnel: São necessários 10.000 processadores para que o ChatGPT fale comigo como um humano? Porque não quero dizer que sou mais inteligente do que ele, mas estou apenas usando um cérebro – um cérebro.

    Julien Nono-Womdim: É preciso muito cálculo, Greg. Certamente sim. E isso é historicamente, a indústria de semicondutores, acredite ou não, na verdade fez um trabalho muito ruim de prever o crescimento de longo prazo porque sempre há esses mercados finais se abrindo. E, caso estejamos falando de chatbots, que com o tempo podem ajudar as empresas a interagir com seus clientes, existem outras aplicações na área da saúde, sobre as quais você e eu já conversamos. Existem caminhos abertos para que os semicondutores continuem a crescer. E acho que este é outro exemplo de que haverá oportunidades dentro do setor para se beneficiar desses impulsionadores de crescimento estrutural.

    Greg Bonnel: Portanto, este é o futuro aqui e agora. Sabemos que a computação em nuvem é uma parte grande e importante do mercado. Pense na Microsoft. E tipo, o que as pessoas querem saber? Eles querem a saúde da nuvem. A Microsoft nos avisou no início desta semana que, por exemplo, eles estão vendo uma desaceleração, alguma cautela entre seus clientes. Bem, o que isso poderia fazer pela demanda de chips de curto prazo?

    Julien Nono-Womdim: No curto prazo – e estamos começando a ver isso, como mencionei anteriormente – a demanda por chips certamente diminuirá. No entanto, há um desafio e uma luta entre a demanda existente e a demanda futura. Você mencionou ChatGPT. Isso está impulsionando o crescimento no mundo dos data centers, que é realmente o objetivo do hardware de data center em nuvem. Haverá alguma ciclicidade. E acho que é importante contextualizarmos que os semicondutores são mais industriais do que softwares. Eles são a força vital da economia. E quando a economia se contrai, a demanda por semicondutores diminui. Quando a economia está crescendo, a demanda aumenta. E isso se reflete em maiores gastos de CapEx por parte das empresas. E assim, no curto prazo, você está certo de que a desaceleração da nuvem afetará a demanda de semicondutores.

    Este artigo foi escrito por

    A TD Wealth é parte integrante do grupo TD Bank, que tem aproximadamente 24 milhões de clientes em todo o mundo, 85.000 funcionários e C$ 1 trilhão em ativos em 30 de abril de 2015. No Canadá, a TD Wealth atende clientes por meio de: · TD Direct Investing, que fornece clientes com acesso às informações, ferramentas e suporte que lhes permitem investir por conta própria com confiança. · TD Wealth Private Client Group, que fornece serviços discricionários de gestão de patrimônio para clientes e empresas de alto patrimônio líquido. · A TD Wealth Private Investment Advice fornece um serviço completo de corretagem para investidores que desejam um alto nível de assessoria e soluções personalizadas. · A TD Wealth Financial Planning desenvolve e implementa um plano financeiro para clientes individuais. Na TD Wealth, independentemente de você investir ou se beneficiar dos insights fornecidos por seu consultor, você obtém acesso a alguns dos analistas de investimento, economistas e estrategistas de mercado mais respeitados do setor.