Dados Da Pesquisa PMI Dos EUA Sugerem Contração Do PIB No Primeiro Trimestre - Empregos Estagios
Salta al contenuto

Dados da pesquisa PMI dos EUA sugerem contração do PIB no primeiro trimestre

    04 de fevereiro de 2023 12:11 ETACTV, AFMC, AFSM, ARKK, AVUV, BAPR, IVOO, IVOV, IVV, IVW, IWC, IWM, IWN, IWO, IWP, IWR, IWS, IYY, QQQ, SPLV, SPLX, SPMD , SMO, SPMV, SPSM, SPUS, SPUU, SPVM, SPVU, SPXE, SPXL, SPXN, SPXS, SPXT, SPXU, SPXV, SPIARE, SPIA, SPYG, SPIA, SPYX, SQEW, SQLV, SSLY, SSO, SPY, STLV , SVAL, SYLD, TMDV, TPHD, TPLC, TPSC, UAUG, UJAN, UMAR, UMAY, UOCT, UPRO, USEQ, USLB, USMC, USMF, USVM3 Comentários

    Resumo

    • O PMI composto dos EUA da S&P Global, que acompanha a produção dos setores combinados de manufatura e serviços da economia, está em território de forte contração há algum tempo.
    • A fragilidade do PMI estimula uma investigação mais aprofundada sobre o quadro positivo representado pelos números do PIB no segundo semestre do ano passado.
    • Os dados do PMI, portanto, apóiam a visão de nossa equipe de previsão de que o ponto mais baixo da economia será visto no primeiro trimestre.

    Natali_Mis/iStock via Getty Images

    Dê uma olhada nos dados oficiais voláteis e retrospectivos e há sinais de que a economia dos EUA esfriou acentuadamente nos últimos meses, com evidências crescentes de que uma contração econômica se aproxima no início de 2023. No entanto, existem alguns raios de luz que sugerem que a recessão pode ter vida curta.

    Questões econômicas de saúde

    Se você olhar para os últimos dados oficiais do PIB, que mostraram uma taxa de crescimento anualizada de 2,9% no quarto trimestre do ano passado (equivalente a um aumento de 0,7% trimestralmente), pode-se pensar que a economia dos EUA estava em excelente forma . . Afinal, esse aumento veio após um sólido aumento de 3,2% no terceiro trimestre.

    No entanto, as pesquisas de negócios mostram uma imagem muito diferente. O PMI composto dos EUA da S&P Global, que acompanha a produção dos setores combinados de manufatura e serviços da economia, já está em território de contração há algum tempo. De fato, em janeiro, em 46,8, a leitura mais recente sinalizou a sétima queda mensal consecutiva na produção corporativa, bem abaixo do nível de 50,0 “sem mudança” da pesquisa.

    A fragilidade do PMI estimula uma investigação mais aprofundada sobre o quadro positivo representado pelos números do PIB no segundo semestre do ano passado. É importante ressaltar que a expansão no terceiro e quarto trimestres veio na esteira de contrações consecutivas de -1,6% e -0,6% nas taxas anualizadas no primeiro e segundo trimestres de 2022, respectivamente. Ou seja, parte dessa força no segundo semestre do ano simplesmente refletiu uma recuperação corretiva de uma decepcionante primeira metade do ano.

    Então, onde essas flutuações no PIB deixam a economia ao longo de 2022? Olhando para as comparações ano a ano, o PIB cresceu apenas 1,0% no quarto trimestre do ano passado. Essa foi a taxa de expansão mais fraca desde as interrupções da pandemia no final de 2020 e aponta para um arrefecimento acentuado no ritmo de expansão em relação à taxa anual de 5,7% registrada no final de 2021.

    Essa desaceleração acentuada na taxa anual de crescimento econômico corresponde bem aos dados do PMI. Em vez de rastrear todo o ruído nos números do PIB, o PMI previu com precisão a desaceleração da economia no ano passado. E a pesquisa fornece um forte indício de que a taxa de crescimento pode se tornar negativa no início de 2023. Isso realmente combina bem com as previsões da equipe macro dos EUA aqui na S&P Global Market Intelligence. Nossos analistas esperavam que o PIB dos EUA contraísse a uma taxa anualizada de 1,6% no primeiro trimestre de 2023, seguido por um declínio mais modesto no segundo trimestre.

    De forma encorajadora, tendo antecipado a desaceleração na taxa subjacente de crescimento do PIB durante 2022 e insinuando uma contração no primeiro trimestre, os dados do PMI de janeiro lançaram alguns raios de luz. As taxas de declínio tanto na manufatura quanto nos serviços diminuíram no início do ano, e os principais indicadores, como novos pedidos e otimismo comercial para o próximo ano, aumentaram.

    Pouso suave?

    Os dados do PMI, portanto, apóiam a visão de nossa equipe de previsão de que o ponto mais baixo da economia será visto no primeiro trimestre. Depois disso, a economia deve voltar a dar sinais de recuperação, alimentando as esperanças de um “pouso suave”. No entanto, o crescimento para o ano de 2023 deve atingir apenas 0,5%, refletindo o fraco início do ano e a perspectiva de novas altas nas taxas de juros.

    Nota dell'editore: I punti riassuntivi di questo articolo sono stati scelti dagli editori di Seeking Alpha.

    Questo articolo è stato scritto da

    A IHS Markit (Nasdaq: INFO) é líder global em informações, análises e soluções críticas para os principais setores e mercados que impulsionam as economias em todo o mundo. A empresa fornece informações, análises e soluções de última geração para clientes corporativos, financeiros e governamentais, melhorando sua eficiência operacional e fornecendo insights que levam a decisões informadas e seguras. A IHS Markit atende a mais de 50.000 clientes corporativos e governamentais importantes, incluindo 80% da Fortune Global 500 e as principais instituições financeiras do mundo. Com sede em Londres, a IHS Markit está comprometida com o crescimento sustentável e lucrativo.

    Recomendado para você