Esta Ação Bancária De Alto Rendimento é Mais Segura Do Que Você Pensa - Empregos Estagios
Skip to content

This High-Yield Bank Stock Is Safer Than You Think

    Os bancos geralmente são considerados empresas administradas de forma conservadora, embora alguns assumam mais riscos do que deveriam. Os investidores estão negociando Banco da Nova Escócia (SNB 1,62%) como se fosse um jogador arriscado hoje, elevando seu rendimento a uns relativamente íngremes 5,6%. Por comparação, ETF SPDR S&P Bank tem uma eficiência de apenas cerca de 3%. Aqui está o que está acontecendo no Bank of Nova Scotia e por que é uma sólida troca de risco-recompensa para a maioria dos investidores em dividendos de longo prazo.

    1. A fundação canadense

    A primeira coisa que os investidores precisam entender sobre o Bank of Nova Scotia – ou Scotiabank, como é mais conhecido – é que ele vem do Canadá. Não é um problema pequeno. O governo canadense regula rigorosamente o setor bancário do país. Criou um sistema em que um pequeno número de grandes bancos domina o mercado doméstico. O Scotiabank é um desses bancos e é improvável que seja derrubado tão cedo. Esta é uma base sólida para oportunidades de crescimento em outros lugares (mais sobre isso daqui a pouco).

    Fonte da imagem: Getty Images.

    Há uma camada extra de complexidade aqui, no entanto. Os reguladores canadenses são altamente conservadores e isso resultou em bancos sendo geralmente conservadores. Simplificando, se os reguladores estão pedindo que você erre por excesso de cautela, então você erra por excesso de cautela. É algo que bancos canadenses como o Scotiabank incorporaram em seus modelos de negócios. Esta é outra peça fundamental.

    O índice de capital Tier 1 do Scotiabank, uma medida de quão preparado um banco está para lidar com a adversidade, é de sólidos 11,5%. É melhor do que muitos colegas americanos, incluindo do Banco da América (TAS 1,10%) 11,2%.

    2. Centralize e explore

    Como outros bancos canadenses, o Scotiabank está bem ciente de que seu negócio canadense é, na melhor das hipóteses, um negócio de crescimento lento. É por isso que a maioria dos principais bancos do Canadá tem procurado oportunidades de expansão ao sul da fronteira canadense. Normalmente, isso significa construir um negócio bancário nos Estados Unidos. O Scotiabank tem alguma exposição nos EUA, mas se aventurou ainda mais ao sul em busca de crescimento. É um grande player na América do Sul, o que lhe dá exposição aos mercados emergentes. Espera-se que os mercados emergentes cresçam mais rapidamente do que o mercado americano maduro (e o mercado canadense) no longo prazo.

    Para colocar alguns números em tudo isso, o Bank of Nova Scotia é o No. 3 no Canadá, No. 3 no Peru, No. 3 no Chile, n. 5 no México e não. 6 na Colômbia. Este é um truque único em comparação com os bancos canadenses e americanos.

    Para ser justo, o índice de eficiência do Scotiabank, uma medida da lucratividade do banco, é um pouco mais alto do que alguns de seus pares, pelo menos em parte devido a essa exposição estrangeira. Mas permanece em sólidos 59,4% (em comparação, o relatório do Bank of America é de 63% – quanto menor, melhor). O benefício de longo prazo de estar em mercados emergentes deve superar o obstáculo de curto prazo à lucratividade.

    3. Desempenho

    O aumento das taxas de juros preocupa os investidores com os bancos, pois taxas mais altas podem levar a uma recessão e, portanto, a um aumento da inadimplência ao mesmo tempo em que diminui a demanda por empréstimos. Esta é uma preocupação muito real. Mas lembre-se de que o Scotiabank é um banco canadense relativamente conservador, portanto, seu rendimento de dividendos de 5,6% precisa ser colocado nesse contexto. No entanto, o rendimento não está longe de seus máximos alcançados durante a Grande Recessão e o mercado de baixa impulsionado pela pandemia de 2020.

    Dados de rendimento de dividendos SNB de Y-Charts

    Aqui está a coisa: o Bank of Nova Scotia aumentou seus dividendos em 43 dos últimos 45 anos. Isso é bastante impressionante e sugere que o alto rendimento não é um grande risco para os investidores em dividendos. Na verdade, essa pode ser uma grande oportunidade se você pensar em décadas e não em meses ou trimestres. Pode até ser mais barato do que você pensa quando compara com bancos similares com rendimentos mais baixos, como pares banco TD OU Banco Real do Canadá, rendendo 4,1% e 3,8%, respectivamente. O principal diferenciador é a oportunidade de crescimento de longo prazo fornecida pela exposição sul-americana do Scotiabank.

    Procurando por mais

    Os investidores em dividendos tendem a ser conservadores por natureza, portanto, ver o rendimento do Bank of Nova Scotia em um ponto historicamente alto que também é alto em relação aos pares pode desanimá-lo. Mas há uma troca de risco/recompensa que não deve ser ignorada. Sim, há um risco adicional para a exposição do Scotiabank na América do Sul, mas a administração fez um bom trabalho ao lidar com isso no passado, devido ao seu impressionante histórico de dividendos. Portanto, o alto rendimento pode descontar muitas más notícias. E isso sugere que esse banco canadense conservador pode ser barato demais para ser ignorado hoje.

    O Bank of America é um parceiro de publicidade da The Ascent, uma empresa Motley Fool. Ruben Gregg Brewer tem cargos no Bank Of Nova Scotia e no Toronto-Dominion Bank. O Motley Fool tem posições e recomenda o Bank of America. O Motley Fool recomenda o Bank Of Nova Scotia. O Motley Fool tem uma política de divulgação.