O Rebote Pode Ser Sustentado? - Empregos Estagios
Skip to content

Can the rebound be sustained?

Unlike in the past, when emerging market stocks showed macroeconomic growth potential, investors are now concerned about these same stocks. See different perspectives on the subject below.

    26 de janeiro de 2023 10h08 ETVWO, EMME, IEMG, INDA, INDL, INDIA, EPI, SCHE, EDC, EDZ, EMF, SPEM, ADRE, EUM, XSOE, EEV, ESGE, EET, FRDM, FM, FEM, HEEM , DBEM, MFEM, LDM, AVEM, RFEM, ROAM, EJUL, ISEM, JEMA, EMFM, DIEM, CN, FXI, PGJ, EWH, EWT, GXC, FCA, KBA, CHB, CHIQ, CHII, CQQQ, CHIX, CHIE, CHIM, ECNS, MCHI, CXSE, KFYP, KWEB, ASHR, ASH, CNXT, AFTY, ASHX, CNYA, KRN, FLHK, FLCH, FLTW, KURE, KALL, CHNA, ELEGANT, CHIK, CHIH, CHIU, CHIS, CHIR, BABY, GLCN, KESG, KSTR, KFVG, KEJI, RAIC, KTEC, KBUY, TDF, YINN, YANG, FXP, XPP, YXI, CBON, KBND, PIN, INCO, SMIN, NFTY, FLIN, IXSE, GLIN, INDF, IIF, EWZ, BRF, FBZ, EWZS, FLBR, BRZU, BZQ, EWW, FLMX, IDX, EIDO, VNM, VNAM

    Summary

    • No passado, um dos principais atrativos das ações dos mercados emergentes era um ambiente de crescimento macroeconômico mais forte do que o dos países desenvolvidos.
    • Também estamos vendo sinais de queda da inflação em vários países emergentes, incluindo Índia e Brasil.
    • Os investidores estão compreensivelmente preocupados com as ações dos mercados emergentes após vários anos difíceis.

    tum3123

    Por Sammy Suzuki, CFA, Sergey Davalchenko e Stuart Rae

    Tem sido uma luta longa e árdua pelas ações dos mercados emergentes (EM). Desde o pico no final de 2010, as ações de mercados emergentes tiveram um desempenho inferior ao das ações desenvolvidas em todo o mundo em meio a uma confluência de ventos contrários de mercado e macroeconômicos. Agora, uma mudança de regime ocorrendo nos mercados globais pode realmente ajudar a melhorar as condições dos estoques em países em desenvolvimento sitiados.

    Há um sopro de esperança no ar na China e nos mercados emergentes. Várias tendências problemáticas que perseguiram as ações dos mercados emergentes por mais de uma década podem estar em declínio. Alguns ventos contrários podem até se transformar em ventos de cauda para 2023 e além. E com avaliações e previsões de lucros agora significativamente mais baixas, parece hora de dar uma nova olhada no mundo em desenvolvimento. De fato, desde a mínima de 1º de novembro de 2022, os mercados emergentes e as ações chinesas, que pesaram sobre o índice de mercados emergentes nos últimos dois anos, começaram a superar. Essa recuperação pode ser sustentada? Pensamos que sim, pelas seguintes razões:

    A diferença de crescimento econômico deve aumentar

    No passado, um dos principais atrativos das ações dos mercados emergentes era um ambiente de crescimento macroeconômico mais forte do que o dos países desenvolvidos. No entanto, esse diferencial de crescimento diminuiu constantemente (Display) à medida que muitos países de mercados emergentes superaram a ressaca criada pelo crescimento explosivo da China no início dos anos 2000. As moedas dos mercados emergentes foram subsequentemente ajustadas para baixo, as empresas reduziram a alavancagem de seus balanços e os preços das commodities caíram ao longo da próxima década, o que ajudou a limitar os retornos das ações dos mercados emergentes. Esses fatores foram exacerbados nos últimos trimestres, pois as economias emergentes enfrentaram um rápido aperto nas condições financeiras, já que a maioria dos bancos centrais elevou as taxas de juros para reverter anos de flexibilização monetária. Com esses ajustes amplamente realizados, os ganhos de produtividade e a demografia favorável poderiam reafirmar sua influência como aceleradores tradicionais do crescimento macroeconômico nos mercados emergentes.

    Economias de mercados emergentes: um crescimento mais forte pode apoiar os mercados de ações

    FMI e AllianceBernstein (AB)

    Análises históricas e previsões não garantem resultados futuros.
    Com base nos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) até 11 de outubro de 2022 e nas previsões de crescimento da AllianceBernstein para 2022 e 2023 A partir de 1º de janeiro de 2023

    Várias forças podem começar a mudar a dinâmica do crescimento este ano. À medida que o crescimento nos mercados desenvolvidos (DM) diminui, o crescimento econômico deve permanecer robusto nos mercados emergentes, apoiado em parte pelo impulso de reabertura da China. Desde o 20º Congresso do Partido Comunista em outubro, o governo reabriu rapidamente a economia e reafirmou seu foco em priorizar o crescimento. A confiança do consumidor está prestes a se recuperar à medida que as restrições do COVID diminuem. Enquanto isso, espera-se que níveis recordes de poupança impulsionem os gastos do consumidor.

    Tomados em conjunto, esses movimentos poderiam reenergizar o crescimento do PIB da China, proporcionando um aumento nos ganhos e no desempenho do mercado de ações, em nossa opinião.

    Também estamos vendo sinais de queda da inflação em vários países emergentes, incluindo Índia e Brasil. À medida que a inflação desacelera e o Federal Reserve dos EUA se aproxima do fim de seu ciclo de aperto, alguns bancos centrais de mercados emergentes podem ganhar confiança para suspender ou reverter seus próprios ciclos de aperto, que pesaram sobre o crescimento econômico nos últimos dois anos.

    Algumas economias de mercado emergentes se beneficiarão com as reconfigurações da cadeia de suprimentos. Muitas empresas estão diversificando suas cadeias de suprimentos fora da China. Isso está levando a produção para países do México à Índia, da Indonésia ao Vietnã. Por exemplo, a Indonésia tem visto um interesse crescente de fabricantes globais de automóveis e autopeças atraídos pelos vastos recursos naturais do país e pela capacidade de fornecer insumos essenciais para veículos elétricos, como níquel e cobre. O Vietnã e o México se beneficiam de sua proximidade com a China e os Estados Unidos, respectivamente, e das redes de cadeia de suprimentos existentes.

    Nas margens: diferencial de rentabilidade pronto para convergir

    O baixo crescimento dos lucros pesou nas empresas emergentes na última década. A diferença entre a lucratividade dos EUA e dos mercados emergentes tem sido particularmente grande desde o início da COVID, entre o domínio dos mega-caps dos EUA e o aumento dos preços superando os custos.

    Embora as empresas americanas tenham um bom histórico de inovação e reinvenção, os obstáculos para uma lucratividade excepcional provavelmente serão maiores do que no passado. O crescimento econômico mais fraco dos EUA, a pressão regulatória sobre as grandes tecnologias e os altos custos trabalhistas podem reduzir as margens dos EUA e ajudar as empresas de mercados emergentes a fechar a lacuna de lucratividade.

    Moeda é importante para países e empresas

    Os mercados emergentes são frequentemente vulneráveis ​​a flutuações cambiais. Nos últimos anos, o forte dólar americano criou vários desafios. Tornou os preços denominados em dólares menos competitivos e impactou o ambiente de financiamento para países de mercados emergentes e empresas que lidam com saldos externos.

    O dólar dos EUA parece ter atingido o pico em setembro, depois de se valorizar por vários anos. Se essa tendência continuar, as ações dos mercados emergentes poderão desfrutar de um impulso impulsionado pela moeda. Isso ocorre porque historicamente tem havido uma forte correlação entre os fluxos de portfólio estrangeiro para mercados emergentes e o dólar americano. Se a melhoria do crescimento fora dos EUA ajudar a moderar a trajetória do dólar americano, esperaríamos que os fluxos de portfólio para ações de mercados emergentes aumentassem.

    Dólar mais fraco deve sustentar fluxos renovados para fundos emergentes

    Bloomberg, Haver Analytics, Instituto de Finanças Internacionais e AB

    Desempenho passado não garante resultados futuros.
    O portfólio líquido flui até o final do terceiro trimestre de 2022. O índice do dólar americano é o índice DXY, que mede o dólar em relação a uma cesta de seis moedas. Até 31 de dezembro de 2022

    Valuations e expectativas de ganhos: um ponto de partida sólido

    Os investidores estão compreensivelmente preocupados com as ações dos mercados emergentes após vários anos difíceis. Superar a incerteza requer uma resposta a uma questão-chave: o que é precificado nas avaliações atuais e o que não é. As expectativas de ganhos caíram cerca de 16% em relação ao pico de 2022. Em contraste, as expectativas de ganhos não caíram significativamente em muitos setores de mercados emergentes globais. Com o cenário macroeconômico ainda mais favorável para os mercados emergentes, esperamos que o crescimento dos lucros acelere ainda mais. Enquanto isso, as avaliações de ações de mercados emergentes parecem atraentes em relação à sua história e aos mercados desenvolvidos (Display). Com avaliações mais baixas, acreditamos que os investidores podem se beneficiar de mais potencial de valorização se os ventos contrários continuarem a diminuir e potencialmente até se transformarem em ventos favoráveis. Vemos “valor” nas ações de crescimento após o grande rebaixamento. No entanto, acreditamos que oportunidades atraentes podem ser encontradas em todo o mercado, inclusive em ações de valor e baixa volatilidade.

    Qual é o preço das avaliações de ações de mercados emergentes?

    Conjunto de fatos e AB

    Análises históricas e previsões não garantem resultados futuros.
    Em 31 de dezembro de 2022

    Verdade seja dita, o caminho a seguir não será tranquilo. Tensões geopolíticas/preocupações com a guerra comercial podem ressurgir à medida que as duas maiores economias do mundo colidem, enquanto economias e empresas estão ocupadas recalibrando suas cadeias de suprimentos. Da mesma forma, embora as economias dos mercados emergentes pareçam mais saudáveis ​​do que no episódio anterior de birra, a política e o populismo podem impedir a consolidação fiscal e, assim, trazer volatilidade. Portanto, mesmo nas condições mais favoráveis, acreditamos que uma abordagem de investimento altamente seletiva e ativa é essencial para identificar empresas de mercados emergentes com sólidos fundamentos de negócios e potencial de retorno de longo prazo. Diferentes abordagens atenderão a diferentes apetites de risco-recompensa e metas de longo prazo. Identificar a abordagem certa agora é o primeiro passo para se posicionar para participar do potencial de recuperação de ações do mercado emergente que pode ser desbloqueado nos próximos anos.

    As opiniões aqui expressas não constituem pesquisa, consultoria de investimento ou recomendações de negociação e não representam necessariamente as opiniões de todas as equipes de gerenciamento de portfólio da AB. As visualizações estão sujeitas a alterações ao longo do tempo.

    A MSCI não oferece garantias ou representações expressas ou implícitas e não terá nenhuma responsabilidade com relação aos dados da MSCI aqui contidos.

    Os dados MSCI não podem ser redistribuídos ou usados ​​como base para qualquer outro índice de ações ou produto financeiro. Este relatório não é endossado, revisado ou produzido pela MSCI.

    Editor's note: The summary points in this article were chosen by Seeking Alpha editors.

    This article was written by

    A AB é uma empresa de investimentos voltada para pesquisa que combina conhecimento de investimentos e pensamento inovador para entregar resultados para nossos clientes. Na AB, acreditamos que a excelência em pesquisa é a chave para melhores resultados e, como resultado, construímos uma empresa global com excelentes capacidades de pesquisa. Oferecemos uma ampla gama de serviços de investimento abrangendo geografias e classes de ativos para atender às necessidades de clientes individuais, investidores de fundos mútuos e clientes institucionais em todo o mundo.

    Recommended for you